Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Santana do Paraíso realiza 1ª Plenária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

O evento reuniu profissionais da saúde, representantes de empresas, trabalhadores e a comunidade em geral para debater questões fundamentais sobre a saúde no ambiente de trabalho
O evento reuniu profissionais da saúde, representantes de empresas, trabalhadores e a comunidade em geral. Foto: Divulgação Prefeitura de Santana do Paraíso
quarta-feira, 19 março, 2025

A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (19) a 1ª Plenária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O evento reuniu profissionais da saúde, representantes de empresas, trabalhadores e a comunidade em geral para debater questões fundamentais sobre a saúde no ambiente de trabalho.

“O compromisso com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores é essencial para o desenvolvimento do nosso município. Esta plenária reforça a importância do diálogo e da construção coletiva de políticas que garantam melhores condições de trabalho e qualidade de vida para todos,” afirmou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.

A programação incluiu uma apresentação cultural emocionante dos usuários do Grupo Reabilitar, sob a supervisão da Educadora Física Emília, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Além disso, a plenária contou com uma palestra ministrada pela fisioterapeuta Dra. Laís Soares da Silva, que abordou “LER e DORT: um diagnóstico desafiador”, com questões fundamentais sobre a prevenção e o tratamento de doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho.

A Secretaria Municipal de Saúde, representada por Maria Aparecida Acipreste, apresentou as diretrizes retiradas da V Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, destacando as principais propostas discutidas em nível nacional para aprimorar as condições de trabalho e saúde dos brasileiros.

“Esta primeira plenária representa um marco histórico para o município, fortalecendo a participação popular como um dos pilares fundamentais do SUS e ampliando o diálogo para a construção de políticas públicas mais inclusivas e eficazes,” destacou a Secretária Municipal de Saúde.

A plenária também proporcionou espaço para a divisão de grupos, onde os participantes discutiram os eixos temáticos: 1- A política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; 2- As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; 3- A participação popular na saúde dos trabalhadores e trabalhadoras para efetivação do controle social. As discussões resultaram na elaboração de propostas para os níveis estadual e federal, além da escolha dos delegados municipais que representarão Santana do Paraíso na etapa regional de deliberações das diretrizes da saúde do trabalhador.

por Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santana do Paraíso

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu