A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um treinamento destinado a agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos do município.
A capacitação dos profissionais, especialmente durante o período chuvoso, é importante para combater o mosquito Aedes aegypti e prevenir o agravamento das arboviroses.
A capacitação teve como objetivo aprimorar a atuação dos agentes de forma eficaz no combate ao mosquito e às doenças transmitidas, no período em que quando o acúmulo de água parada favorece a reprodução do Aedes aegypti.
“A prevenção deve ser realizada de forma integrada, com a participação de toda a equipe e a conscientização dos moradores para manterem seus quintais limpos e sem focos de água parada ou matéria orgânica. É importante também procurar as unidades de saúde do município ao surgirem sintomas de doenças transmitidas pelo mosquito, garantindo assim um atendimento adequado e a contenção da transmissão”, destacou Maxwell Julio, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.
A enfermeira Juscilândia Costa, referência técnica da Vigilância Epidemiológica do município, apresentou dados epidemiológicos sobre os casos notificados de arboviroses na cidade, destacando a importância da notificação compulsória e das medidas preventivas.
O treinamento contou também com apoio de Joel Vieira, referência técnica de Arboviroses da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, que reforçou a importância do trabalho dos profissionais no enfrentamento das arboviroses.
por Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso