A comunidade quilombola Santa Cruz, na zona rural de Ouro Verde de Minas, no Vale do Mucuri, recebeu uma importante ação de capacitação promovida pelo Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ataléia. Os moradores participaram do curso de Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios e Afins (Doce de Leite), com foco na geração de renda e no fortalecimento da produção local.
O treinamento foi ministrado pela instrutora Luciana Figueiredo Nogueira e aconteceu na estrutura da fábrica de melado da comunidade, que já vinha sendo utilizada para atividades produtivas. Durante o curso, os participantes aprenderam técnicas de processamento seguro e adequado do leite, além de métodos artesanais de produção de doce de leite, com atenção à higiene, qualidade e boas práticas.
O curso teve impacto imediato na comunidade. Após a capacitação, os produtores iniciaram a produção regular e já firmaram parcerias comerciais com o Restaurante Popular de Teófilo Otoni e com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A comunidade também se prepara para fornecer produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Para o participante Vandeli Paulo dos Santos, o curso marcou uma nova fase.
“Foi fundamental para ampliar nossos conhecimentos, principalmente na produção de doce de leite. A gente já tinha algumas iniciativas, mas esse curso veio para profissionalizar ainda mais nosso trabalho. Agora, estamos mais preparados para crescer com sustentabilidade e qualidade.”


Foto: Divulgação Sistema Faemg Senar