Na manhã desta quarta-feira, 04, a Fundação João Pinheiro apresentou o relatório final e a conclusão do trabalho de elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu.
Durante os dois últimos anos aconteceram estudos e levantamentos que envolveram várias entidades, conselhos e órgãos que resultaram na construção coletiva de diretrizes em consonância com o Plano Nacional, tendo como objetivo melhorar as condições de acesso e permanência a alimentação adequada.
O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN) é um documento que estabelece ações e metas para melhorar o acesso à alimentação adequada, em quantidade e qualidade suficientes. Esse projeto se apresenta como um compromisso assumido entre o Governo Municipal e o Governo Federal.
Em Manhuaçu o processo de estudos e elaboração foi coordenado por um grupo gestor que contou com representação das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Planejamento e de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente. Também participaram representantes da sociedade civil inseridos no COMSEA - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e ainda a EMATER.
“É com grande satisfação que apresentamos o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu (PLAMSAN) para o período de 2024-2028. Este plano é um compromisso da nossa administração com o fortalecimento das políticas públicas de distribuição de alimentos, aquisição de alimentos, e o desenvolvimento da agricultura local, visando garantir a segurança alimentar e nutricional de todos os munícipes” – destacou a Prefeita Imaculada e acrescentou: “Convidamos toda a população de Manhuaçu, bem como os produtores locais, a se unirem a nós neste esforço de construir um município mais justo, sustentável e saudável”.
De acordo com Dayse Dias, presidente do COMSEA, o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional propõe uma nova abordagem para a agricultura local, promovendo a diversificação agrícola e incentivando a produção sustentável de alimentos que sejam nutritivos e acessíveis.
“A diversificação não apenas fortalece a economia local, tornando-a mais resiliente a crises e variações de mercado, mas também melhora a nutrição da nossa população ao proporcionar uma gama mais ampla de alimentos frescos e saudáveis. Outro ponto de destaque deste plano é o fortalecimento da participação da sociedade civil nas ações de segurança alimentar e nutricional. Acreditamos que a segurança alimentar é uma responsabilidade compartilhada e que a participação ativa da comunidade é fundamental o sucesso de qualquer política pública” – finalizou.
O COMSEA – Conselho de Segurança Alimentar de Manhuaçu foi instituído por meio de decreto baixado em março de 2022 e tem a responsabilidade de acompanhar a execução do Pano Municipal.
por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu
Fotos: Divulgação Prefeitura de Manhuaçu