A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), concluiu o processo de formalização dos Termos de Colaboração com 21 organizações sociais para a execução, em 2025, de serviços socioassistenciais voltados ao atendimento de crianças e adolescentes, pessoas idosas, em situação de rua e com deficiência.
As parcerias totalizam R$ 12.763.525,11, a serem repassados a 21 entidades ao longo deste ano. As instituições prestam serviços como acolhimento institucional, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, proteção social em domicílio para pessoas idosas e com deficiência, além do acesso ao mundo do trabalho para jovens aprendizes.
Os recursos são destinados ao custeio de despesas com recursos humanos, administração, manutenção dos serviços e, em alguns casos, aluguel. A rede socioassistencial parceira conta com 369 trabalhadores e atende diretamente cerca de 900 pessoas em serviços contínuos de assistência social.
Atividades importantes
As entidades beneficiadas desenvolvem diversas atividades essenciais para o bem-estar dos usuários, como oficinas culturais e esportivas para crianças e adolescentes, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. Também promovem grupos de socialização para pessoas idosas, contribuindo para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.
Há ainda o acolhimento provisório para crianças e adolescentes, que oferece um ambiente semelhante ao de uma residência, proporcionando um espaço acolhedor àqueles que foram afastados do convívio com os responsáveis em decorrência de violação de direitos ou da impossibilidade de cuidado e proteção por parte da família.
Também devem ser mencionadas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que são instituições de caráter residencial destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Papel fundamental
O secretário municipal de Assistência Social, Flavio Miranda, destacou a importância dessas parcerias para a ampliação e fortalecimento da rede de proteção social no município.
“Esses repasses garantem a continuidade dos serviços prestados por entidades que desempenham um papel fundamental na assistência social de Ipatinga. Nosso compromisso é fortalecer essa rede de apoio, garantindo mais dignidade e oportunidades para quem mais precisa”, sintetizou.
por SECOM/PMI