A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou nesta semana, em Fortaleza-CE, uma série de ações administrativas de sucesso que figuraram entre os destaques do 5º. Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
As experiências exitosas do município, especialmente em cinco áreas da saúde pública, foram desenvolvidas por toda a equipe da saúde e apresentadas no evento por Josiane Marcia de Castro, Roberta Ribeiro Conrado, Joice Silva Leal, Vanessa Andrade, Ana Marina Ornelas e Glauco César Martins, liderados pelo secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros, e a secretária adjunta Elisângela Santana.
Os cinco ‘cases’ apresentados foram:
Combate às arboviroses, com o tema “Sensibilizar para Conscientizar: Educação em Saúde no Combate às Arboviroses”. Além de cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o município investiu em palestras, panfletos e cartazes, blitzes educativas e atividades focadas por público, gerando conscietização e envolvimento.
Experiência prática no combate à Febre do Oropouche – Primeiros Casos no Estado de Minas Gerais. Ações foram intensificadas nas residências e áreas públicas, com limpeza pesada e remoção de matéria orgânica, resultando no controle rápido da ocorrência de casos.
Nós e Laços no Controle da Sífilis em um município do Leste de Minas Gerais. Através de uma abordagem integrada, que inclui educação, acesso a serviços de saúde e a colaboração entre diversos setores, o município avançou na luta contra a Sífilis, especialmente na prevenção da transmissão vertical.
Vigilância Sanitária de Ipatinga, um olhar na Educação Sanitária junto ao Setor Regulado; sobre conversão das multas de autuação em medidas educativas.
Relatos de Experiência do Programa Exitoso do Manejo Populacional de Cães e Gatos. Com investimentos na equipe técnica e a implantação de um programa permanente de controle populacional, a prefeitura não só alcançou o controle de natalidade, mas também promoveu redução na transmissão de doenças zoonóticas, além de elevar os níveis de saúde da comunidade.
Dentro do planejamento executado pelo município estão alguns princípios que incluem:
- Transparência e Visibilidade: O planejamento deve contribuir para a transparência e a visibilidade da gestão da saúde.
- Necessidades da População: O planejamento deve partir das necessidades de saúde da população.
- Universalidade, Igualdade e Integralidade: O SUS é baseado nesses princípios, garantindo acesso igualitário à saúde para todos.
por SECOM/PMI