A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abre no próximo sábado, dia 1º, de forma on-line, o cadastro para matrículas de crianças na Educação Infantil para o ano letivo de 2025. O mesmo serviço será oferecido de forma presencial a partir de segunda-feira, 3 de junho.
Os pais ou responsáveis que desejam assegurar vagas para os filhos na rede municipal no ano que vem precisam fazer o cadastro e observar o prazo.
Todo o processo pode ser feito on-line, acessando a plataforma da prefeitura no endereço eletrônico da Secretaria de Educação e preenchendo o formulário digital disponibilizado no sistema.
Mas também é possível realizar o cadastro de forma presencial na secretaria das Escolas Municipais, Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e Centro de Educação Infantil Mãe Dolores.
As inscrições são obrigatórias e valem para todas as crianças de quatro e cinco anos, que estarão no Pré l e Pré ll. Para o Pré-Escolar l é necessário que a criança tenha quatro anos completados ou a completar até 31/03/2025. O Pré-Escolar ll é para as crianças com cinco anos completos ou a completar até a mesma data.
Atenção ao prazo
O calendário escolar prevê a realização do cadastro no período de 1º de junho a 31 de julho de 2024. A plataforma virtual da educação é http://educacao.ipatinga.mg.gov.br.
Documentos necessários
Para realizar o cadastro, os pais precisam apresentar a Certidão de Nascimento da criança e um comprovante de endereço em nome do responsável.
Pode ser uma conta de água, conta de luz ou contrato de aluguel da residência onde vive a criança. O cadastro garantirá o chamamento para a matrícula quando chegar o período.
Para os alunos matriculados no Maternal III da Rede Conveniada/Parceira, CMEI João Batista Dorneles, CEI Mãe Dolores e os alunos do Pré-I do CMEI José Martins, não é necessário fazer o Cadastro Escolar, pois os dados serão migrados do Sistema Educação Infantil (EI) para o Sistema de Cadastro.
A Secretaria de Educação alerta que não serão migrados dados de alunos pertencentes a outros municípios. Os pais devem procurar a Secretaria de Educação do município em que residem para se informarem.
por SECOM/PMI