Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Prefeitura de Coronel Fabriciano realiza Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional & Agricultura Familiar

O evento será realizado na Escola Municipal Maria Conceição Ataíde, no Cocais
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, realiza neste sábado (11), o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Fabriciano. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fabriciano
sexta-feira, 10 maio, 2024

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Assistência Social, realiza neste sábado (11), o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional de Fabriciano.

O evento será realizado na Escola Municipal Maria Conceição Ataíde, no Cocais, e discutirá temas relevantes que dizem respeito à proteção do direito humano ao acesso à alimentação adequada.

“O seminário vem para integrar as zonas rural e urbana, além de apresentar a política pública alimentar de Coronel Fabriciano, do Estado e da Federação para aos agricultores e usuários”, esclarece a secretária de Governança de Assistência Social, Letícia Godinho. 

O município possui uma política fortalecida desde 2017, através da criação de equipamentos públicos que possibilitam o acompanhamento e garantia de direitos para famílias que estão em situação de insegurança alimentar, oficinas de segurança alimentar e nutricional, alimentação diferenciada na educação e fortalecimento do atendimento na saúde com grupos.

O Banco de Alimentos, por exemplo, trabalha com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e atua no combate ao desperdício.

Os alimentos que não possuem valor comercial, mas que mantêm o seu valor nutricional são doados por supermercados, sacolões e produtores rurais.

No Banco, são separados, lavados, pesados e distribuídos, em cestas, para as famílias encaminhadas pelo CRAS, CREAS, Centro POP e entidades da cidade.

“Se não fosse o banco de alimentos, seria complicado para mim e para meus filhos. Antes só tinha arroz com feijão aqui em casa. Agora com o Banco de Alimentos eu recebo verduras, legumes e frutas. Eu recebo um salário mínimo, pago aluguel, luz e água. Não sobra dinheiro pra poder fazer um sacolão”, conta Cássia Cristina dos Santos, assistida pelo Banco de Alimentos. 

Outro serviço que tem um papel fundamental neste contexto, é a Cozinha Comunitária. Ela atende famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e oferece almoço balanceado e nutritivo aos usuários. Para receber a refeição, a pessoa deve estar inserida no Cadastro Único. O valor da alimentação é R$ 2,50.

“Alimentação boa, saudável e acessível ao bolso. Eu fico muito feliz de ter essa alimentação completa não só para mim, mas para minha família também. São pratos diferenciados, eu não teria condição de ter essa alimentação todos os dias na minha casa”, conta Vanusa Márcia de Abreu, usuária da Cozinha Comunitária. 

por Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu