COMSEA/Manhuaçu tem sua primeira reunião para estabelecer parâmetros de atuação no município

COMSEA/Manhuaçu tem sua primeira reunião para estabelecer parâmetros de atuação no município
Na última quarta-feira (21/02) foi realizada reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu (COMSEA). Foto: Divulgação/Prefeitura de Manhuaçu
sexta-feira, 23 fevereiro, 2024

Na última quarta-feira (21/02) foi realizada reunião do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu (COMSEA), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, criado para atender a Lei Nº 3.705 de junho de 2017, que com a participação da sociedade civil busca formular e implementar políticas, planos, programas e ações que visam assegurar o direito humano à alimentação adequada e sua incorporação às políticas públicas do município. 

image 168
image 170

Foto: Divulgação/Prefeitura de Manhuaçu

Nesse contexto, a reunião teve como objetivo levar ao conhecimento dos membros do COMSEA a evolução dos trabalhos sobre a elaboração do 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Manhuaçu (PLAMSAN). 

A reunião contou com a participação da Fundação João Pinheiro, encarregada de elaborar o texto do PLAMSAN, a partir dos dados fornecidos pelas secretarias afins (Trabalho e Desenvolvimento Social, Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente, Saúde, Educação e do Planejamento), bem como os organismos da sociedade civil, componentes do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SIMSAN).

image 169
image 171

Foto: Divulgação/Prefeitura de Manhuaçu

Conforme cronograma de execução (novembro/2023 a março/2024), as etapas gradualmente vêm sendo cumpridas. Carolina Portugal da FJP destacou sobre a agenda presencial iniciada no dia 20/02/2024 com os grupos focais (agricultores familiares, conselhos municipais, nutricionistas dos órgãos públicos e entidades, merendeiras, população atendida pelo Banco de Alimentos e CRAS), com o intuito de ouvir sobre a realidade local. A etapa seguinte trata da apresentação da versão preliminar do PLAMSAN com a realização de seminário, previsto para o mês de março/2024. 

O Secretário de Agricultura, Sandro Tavares, responsável pela gestão do Banco de Alimentos de Manhuaçu destacou sobre a importância do PLAMSAN:

“É o documento que com suas diretrizes e metas fortalece as políticas de valorização dos circuitos locais de produção, de distribuição, de armazenamento, de abastecimento, de consumo consciente, levando em consideração especialmente os aspectos nutricionais e de qualidade dos alimentos”. 

A rede pública de distribuição de alimentos em Manhuaçu é garantida por meio do Banco de Alimentos. No ano de 2023 foram distribuídas 80 toneladas de alimentos às entidades indicadas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. São alimentos produzidos pelos agricultores familiares e adquiridos pela Secretaria de Agricultura, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Banco de Alimentos ainda conta com doações da produção excedente dos municípios que fazem parte da Rede Leste de Alimentos (RELBA). Neste ano, Manhuaçu participará do PAA da CONAB, possibilitando assim a melhoria do desenvolvimento socioeconômico e sustentável do município.

por Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu