Cinco Unidades de Saúde vão atender em horário estendido pacientes com sintomas de arboviroses

Em Coronel Fabriciano, a Prefeitura também reforçou equipes e medidas para atender e tratar os pacientes de arboviroses com agilidade e qualidade.
Cinco Unidades de Saúde vão atender em horário estendido pacientes com sintomas de arboviroses. Foto: Divulgação/Prefeitura de Coronel Fabriciano
quinta-feira, 25 janeiro, 2024

Em Coronel Fabriciano, a Prefeitura também reforçou equipes e medidas para atender e tratar os pacientes de arboviroses com agilidade e qualidade.

A partir desta quarta-feira, 24/1, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão como “Referência para Arboviroses” e terão horário de atendimento estendido.

São elas: UBS do Centro, Caladinho de Cima, Mangueiras, Floresta e Santa Cruz. As unidades vão funcionar até às 18h. Das 16h às 18h, o atendimento será exclusivo, para pacientes com suspeita ou sintoma de dengue, zika e chikungunya. Os principais sintomas de arboviroses são: febre, dores no corpo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

 “A partir do momento que visualizamos uma maior demanda nas unidades, tivemos a necessidade de ampliar o horário. Será mais uma porta aberta para os pacientes que precisam de atendimento e estão com sintomas.

As unidades funcionarão com equipe completa, inclusive, com a farmácia funcionando no horário. Ou seja, o paciente será atendido, medicado ou com a medicação para tomar em casa”, detalha a gerente da Atenção Básica, Tatiana Cunha.

A profissional lembra que as Unidades Básicas de Saúde que serão referência para arboviroses funcionarão normalmente das 7h às 16h para os tipos de demanda da população. “No horário estendido, das 16h às 18h, só se estiverem com sintomas de arboviroses”, reforça a profissional.

O município também conta com a UPA 24 Horas e o Hospital Dr. José Maria Morais, com funcionamento 24 horas. As unidades voltadas para atendimentos de urgência e emergência também já tiveram seus quadros de profissionais reforçados.

A orientação da Saúde é que o usuário só procure a UPA ou HJMM em caso de piora no quadro clínico ou quando as UBSs não estiverem funcionando.

Casos das doenças

Segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Governança da Saúde/Gerência de Vigilância em Saúde, o município registrou 1.100 casos de dengue entre o dia 5 de novembro de 2023 e 13 de janeiro de 2024.

Já o total de notificações com sinais característicos de chikungunya: no mesmo período, foram 3.845 casos – só nos primeiros 15 dias deste ano, foram 1.283 notificações da doença.

Vale ressaltar que os dados do boletim da Situação Epidemiológica das Arboviroses referem-se aos pacientes notificados que buscaram os serviços de Saúde.

por Prefeitura Municipal de Coronel Fabriciano

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu