Esta quarta-feira (12) marcou a retomada das aulas da Educação Integral na rede de ensino de Ipatinga, importante instrumento de desenvolvimento e modernização do processo de aprendizagem no município.
Atualmente, nada menos do que 32 escolas oferecem essa modalidade, sendo 11 totalmente integrais e 21 com turmas de Educação Integral, atendendo cerca de 8 mil alunos.
A Educação Integral tem como objetivo desenvolver o aluno em sua totalidade, proporcionando práticas e vivências diferenciadas que transformam seu cotidiano, como artes visuais, dança, música, lutas, xadrez, robótica, empreendedorismo, tecnologia e educação ambiental. Dessa forma, essa modalidade desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
“Os ganhos para o aluno matriculado na jornada de tempo integral vão muito além do desenvolvimento cognitivo. Percebemos que nossos estudantes apresentam avanços significativos em aspectos culturais, físicos, emocionais e sociais. Além disso, não podemos esquecer que essa modalidade auxilia muitos pais que não teriam com quem deixar os filhos. Muitas vezes, essas crianças poderiam estar em casa apenas em frente à TV ou ao celular, enquanto, na escola, estão desenvolvendo habilidades e adquirindo conhecimentos fundamentais para sua formação”, ressalta a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar.
![Alunos da Educação Integral retomam atividades em Ipatinga 1 image 69](https://jornaldacidadegv.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-69-1024x768.png)
Foto: Divulgação PMI
Ipatinga conta atualmente com quatro polos de Educação Integral em funcionamento: 7 de Outubro, no bairro Veneza: Cenam (Centro de Atendimento Multidisciplinar Hebert de Souza), no Novo Cruzeiro; Associação Esportiva e Recreativa Usipa, e UCEPAI (Unidade Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral), na região da Forquilha.
O retorno das atividades da Educação Integral em 2025, no município, precisou ser postergado por alguns dias devido aos danos e transtornos provocados pelas fortes chuvas que assolaram a cidade no dia 12 de janeiro.
No entanto, após um trabalho incansável de toda a equipe da Educação, o ano letivo teve início nesta quarta-feira.
O Parque da Ciência, no Parque Ipanema, está sendo utilizado como ponto de apoio para parte dos alunos que frequentavam a Escola do Futuro, que funcionava nas dependências da antiga Escola Vale do Aço, no Jardim Panorama, também afetada pela tromba d’água do dia 12 de janeiro.
por SECOM/PMI