Navegue pelo conteúdo
Com informações do site oficial do Comitê Olímpico Brasileiro
O Time Brasil entrou em ação em mais um dia de Jogos Olímpicos Paris 2024. Nesta terça-feira (8), os brasileiros da Vela tiveram duas classificações para as regatas que valem medalhas.
Basquete e handebol também entraram em quadra, mas acabaram eliminados pelos favoritos.
Vela
Henrique Haddad e Isabel Swan avançaram para a regata da medalha da classe 470, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Das quatro regatas previstas para o encerramento da fase de abertura, nesta terça-feira (6), duas foram canceladas devido às condições climáticas.
Os brasileiros venceram a oitava e última regata antes da disputa de medalhas em Marselha. Eles somam 64 pontos no geral, na décima posição da tabela.
João Siemsen e Marina Ardnt disputaram as regatas 10, 11 e 12 da classe Nacra 17. Os brasileiros avançaram à regata da medalha - que tem pontuação dobrada - com a décima posição geral na classificação, com 109 pontos após o descarte.
Apesar de ambas as duplas estarem classificadas às regatas que vão definir os campeões olímpicos de cada classe, os brasileiros, pela pontuação, não têm chance de brigar por um lugar no pódio olímpico.
Handebol
O Brasil lutou, mas acabou derrotado no handebol feminino. Depois de igualar a melhor campanha da país na modalidade em jogos olímpicos, a seleção brasileira perdeu por 32 a 15 para a Noruega e não avançou à semifinal em Paris.
Essa foi a quinta vez que o Brasil caiu na fase quartas de final em Olimpíadas, assim como em Sydney 2000, Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016.
O Brasil havia terminado a fase de grupos na 4ª colocação do Grupo B com duas vitórias e quatro pontos conquistados. No grupo, também haviam avançado de fase França, Holanda e Hungria.
A vitória sobre Angola na última rodada da fase classificatória veio para carimbar o lugar nas quartas.
Mas, nessa fase, prevaleceu o favoritismo da Noruega, que já conquistou sete medalhas olímpicas, entre elas duas de ouro.
Na semifinal do handebol feminino, agora, a Noruega enfrenta a Dinamarca. Na outra chave, a Suécia encara a França. Ambos os jogos acontecem no dia 08/08.
Basquete
A seleção brasileira de basquete lutou muito, deixou tudo em quadra, mas não foi o suficiente para vencer o fortíssimo time dos Estados Unidos.
A derrota por 122 a 87, nesta terça-feira, 6, na Arena Bercy, em Paris, eliminou a equipe nas quartas de final da competição.
O cestinha da partida foi Bruno Caboclo, com 30 pontos. Pelo lado americano, o destaque foi Devin Booker, com 18 pontos.
Desde o começo da partida os Estados Unidos conseguiram impor a superioridade em quadra. A equipe brasileira não conseguiu encontrar espaços na defesa e sofreu para conter os ataques do estrelado time adversário. Os americanos venceram o primeiro quatro por 33 a 21.
Já no segundo o Brasil conseguiu esboçar uma reação. Com mais precisão nos arremessos e defendendo melhor, chegou a diminuir a vantagem para oito pontos.
Entretanto, a partir daí o que se viu foi um show de LeBron James e companhia, resultado em um placar de 63 a 36 no intervalo.
No terceiro quarto, os brasileiros melhoraram a eficiência dos arremessos, tanto de dois quanto de três pontos e chegaram a esboçar nova reação para diminuir a vantagem americana.
O Brasil, inclusive, venceu este quarto por 35 a 31. Mas o placar geral ainda apontava uma distância para os Estados Unidos em 94 a 71.
O último quarto, então, demonstrou a superioridade americana. Eficientes nas bolas de três pontos, os adversários foram empilhando cestas.
O Brasil não desistiu e tentou boas jogadas, sobretudo com Caboclo, que fez as melhores ações para terminar como maior pontuador do jogo.
Entretanto, com ampla vantagem, os Estados Unidos fecharam o quarto em 28 a 16 e o jogo em 122 a 87 para avançarem à semifinal da competição.
Brasil x Estados Unidos - Foto: Wander Roberto/COB