Nem o forte calor desanimou jogadores e torcida a comparecerem para a final do Campeonato de Futebol Amador no Campo da Liga nesse domingo (17). A alegria e expectativa foram grandes com o jogo que marcou o retorno da competição. Com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), a Liga de Futebol Amador se organizou para voltar com o campeonato. O jogo desse domingo foi a final tão esperada entre Coopevale e Social do Ipê.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kevin Figueiredo, explicou que a competição é a primeira realizada exclusivamente pela Liga e a expectativa é grande para a final.
“Nós estamos aqui hoje num dia muito festivo, de celebração de um trabalho que começou em 2017 com o prefeito André. Quando ele chegou, a Liga estava abandonada, com os documentos todos atrasados, impossibilitada de realizar o Campeonato Amador, que é o principal evento dela. De 2017 para cá, a Prefeitura abraçou, organizou esse evento, ajudou a Liga a se reestruturar e agora, neste ano de 2023, a gente celebra esse primeiro retorno, o primeiro Campeonato Amador, depois desses 12 anos. Isso mostra o compromisso do prefeito André, que vai além da realização de eventos, e participa também da estruturação da política pública de esporte de Governador Valadares”, afirmou.
Para o presidente da Liga, Wellington Araújo, o Nego, é um marco importante na história da Liga e do futebol amador na cidade. “Eu não tenho palavras para descrever o sentimento de hoje; após doze anos a Liga está de volta organizando o nosso campeonato e é um privilégio imenso. Com apoio da Prefeitura, da SMCELT, do Kevin, não tenho palavras, é um sonho realizado, não só meu como de todos os amantes de futebol. Eu tenho que falar: o prefeito é um homem que tem palavra, o que ele fala ele cumpre”, concluiu.
O estreante Cristian Paiva, jogador do Coopevale, estava com grande expectativa de vitória na final. “Não esperava que a competição seria tão boa, de alto nível como está sendo. A equipe se preparou muito bem, sabemos que vai ser um jogo disputado, mas espero que o Coopevale saia vitorioso”, disse.
O jogador do Social Ipê Luan Bryan disse que considera a final muito equilibrada. “É uma final com duas equipes muito bem preparadas; vamos entrar com determinação para ganhar e que seja feita a vontade de Deus”, declarou.
Na torcida estava Sande Marcelli com outras amigas aguardando o início do jogo. Elas são esposas e namoradas dos jogadores. “Estamos aqui para torcer por eles, dar apoio, é muito bom estar aqui acompanhando. Eles fazem por amor mesmo, gostam muito do esporte. E é importante o apoio da prefeitura, eu acompanho pelas redes sociais, eu acho que é uma ação muito bacana, é uma movimentação para o futebol amador que é muito positiva”, completou.
Premiação dos Melhores do Campeonato: Todos os vencedores são do Coopevale
Goleiro destaque: Victor Araújo
Técnico: Hebert Melo
Artilharia do Campeonato: Pedro Santos
Victor Viana
Pedro Santos ( Cascão)
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social