Valadares 86 anos: Corrida rústica bate recorde de participantes

Evento aconteceu embaixo de chuva e reuniu atletas profissionais e entusiastas de ambos os sexos e de todas as idades
Os mais de 1.700 corredores que compareceram ontem (28) para participar da rústica de aniversário de 86 anos da cidade provaram que, para eles, não existe tempo ruim. Foto: Divulgação PMGV/Créditos: Leonardo Morais
segunda-feira, 29 janeiro, 2024

Os mais de 1.700 corredores que compareceram ontem (28) para participar da rústica de aniversário de 86 anos da cidade provaram que, para eles, não existe tempo ruim.

Prova disso é que nem a chuva que insistiu em cair durante toda a manhã desse domingo impediu o evento de acontecer e ser um sucesso, reunindo atletas profissionais e entusiastas de ambos os sexos e de todas as idades.

O pelotão formado por Pessoas com Deficiência (PcD) abriu a corrida, que teve  concentração e largada na praça José Ivair Ferreira Mattos, no bairro Lagoa Santa.

Com percursos de cinco e dez quilômetros, a competição foi dividida em categorias Geral, Valadarense e PcD, com uma premiação total de R$ 20 mil. O prefeito André Merlo esteve presente e, pontualmente às 7h, deu a largada.

“A gente fica bastante empolgado com um evento que envolve toda a cidade neste mês de aniversário de Valadares. Hoje, com um recorde de participantes, a rústica se consolida como a maior corrida do Leste de Minas e é uma prova muito importante para nós e para os atletas que treinam o ano todo”, comentou.

Vencedora em primeiro lugar da categoria geral feminina no percurso de cinco quilômetros, Brenda Maciel, 28 anos, natural de Ipatinga, disse que “a prova foi bastante desafiadora porque o pessoal de Valadares é muito bem preparado e mais forte pelo fato de aqui ser uma cidade quente. Mas, treinei bastante, três vezes por semana, para cumprir esta prova, e deu tudo certo, graças a Deus”.

“Foi muito bom participar da prova pela primeira vez e espero participar das outras. Tenho treinado muito, participei do JEV Paralímpico no atletismo ano passado, então, deu para me preparar bem. Estou muito feliz com a vitória”, contou Victor Coelho Barbosa, 19 anos, autista e primeiro lugar da categoria PcD, no percurso de cinco quilômetros.

Aos 74 anos, o senhor Gilson Nunes Coelho mostrou que, além da chuva, a idade também não é obstáculo quando se quer levar uma vida ativa e saudável.

“É a segunda vez que participo da corrida rústica. Foi muito bom participar este ano, está tudo muito bem organizado. A chuva atrapalha um pouquinho, mas é bom porque refresca. Se eu não tivesse vindo aqui hoje, estaria triste”, revelou.

O trajeto da rústica deste ano compreendeu a rua José Ivair Ferreira Mattos, avenida Veneza e rua Sete de Setembro. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT), e, a organização, da LM Esportes e Eventos.

Confira os vencedores clicando aqui

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu