Com informações do Site Oficial do Cruzeiro
O Cruzeiro entrou em campo, na tarde deste domingo, e ficou no empate no clássico contra o América. Em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time celeste saiu na frente com um belo gol de cabeça do zagueiro Luciano Castán, mas sofreu o gol de empate ainda no primeiro tempo do confronto. A Raposa batalhou pela vitória no restante do jogo, mas não obteve sucesso e saiu de campo com o placar igualado em 1 a 1.
O primeiro tempo do clássico disputado no Mineirão começou com o Cruzeiro tomando a iniciativa de jogo. A primeira boa oportunidade celeste veio nos pés de Mateus Vital, que arriscou o chute ainda da intermediária e obrigou o goleiro do América a espalmar para fora. Aos 20 minutos, após algumas tentativas de ataque principalmente pelo lado direito, o Cruzeiro teve um escanteio a seu favor. Nikão foi para a batida e colocou a bola na cabeça de Luciano Castán, que cabeceou firme e viu a bola tocar no travessão antes de cair dentro do gol. 1 a 0 para o Cruzeiro!!! Este foi o primeiro gol de Castán com o manto estrelado.
O gol deu ânimo extra ao Cruzeiro, que encarava um América mais fechado até então. Todavia, após o gol, o rival passou a atacar mais e acabou encontrando brechas na marcação celeste. Aos 24 minutos, o atacante Mastriani finalizou de dentro da área e a bola saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, o meia Benitez conseguiu se desvencilhar da marcação e chutou rasteiro, vencendo o goleiro Rafael Cabral e empatando o clássico.
Na sequência da primeira etapa, o Cruzeiro buscou a reação, mas teve dificuldades para dominar o adversário. O time celeste ainda criou oportunidades com Nikão, Matheus Jussa e Lucas Silva, mas as finalizações não atingiram o gol.
No segundo tempo, o jogo esteve amarrado em alguns momentos, mas ambas as equipes criaram chances para chegar ao segundo gol. Matheus Jussa teve a primeira chance em chute cruzado de fora da área que foi para fora. Depois, Nikão desviou de cabeça após cruzamento vindo da direita e viu a bola passar muito perto da trave.
Na reta final da partida, o América conseguiu algumas finalizações de perigo e ameaçou chegar ao segundo gol. Aos 42 minutos, Rafael Cabral fez uma difícil defesa após chute forte de Breno Cascardo que tinha endereço. Aos 46, o volante Fernando Henrique, que entrou no decorrer do segundo tempo, foi expulso após uma entrada com a sola da chuteira no adversário. A Raposa ficou, então, com um atleta a menos nos minutos finais e teve que se contentar mesmo com o empate por 1 a 1.
Após o clássico, o elenco cruzeirense terá um período livre para preparação visando ao próximo compromisso do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro volta a campo apenas no dia 14 de outubro, em meio à Data Fifa, quando enfrentará o Cuiabá. A partida da 26ª rodada do Brasileirão está marcada para a Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).
FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 1x1 América
MOTIVO: Campeonato Brasileiro - 25ª rodada
DATA: 01/10/2023
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
ÁRBITRO: Leandro Pedro Vuaden (CBF/RS).
ASSISTENTES: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Mauricio Coelho Silva Penna (CBF/RS).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Rafael Traci (VAR-FIFA/SC).
GOLS: Luciano Castán, aos 20min do 1ºT (Cruzeiro) / Benitez, aos 27min do 1ºT (América).
ASSISTÊNCIAS - CRUZEIRO: Nikão, aos 20min do 1ºT (Cruzeiro).
CARTÕES AMARELOS: Matheus Jussa, Wesley e Bruno Rodrigues (Cruzeiro) / Burgos, Javier Méndez e Alê (América).
CARTÃO VERMELHO: Fernando Henrique (Cruzeiro).
CRUZEIRO
Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon (Kaiki); Matheus Jussa (Fernando Henrique), Lucas Silva e Mateus Vital (Bruno Rodrigues); Nikão (Paulo Vitor), Arthur Gomes e Wesley (Filipe Machado).
Técnico: Zé Ricardo
AMÉRICA
Aguerre; Burgos (Éder), Ricardo Silva, Danilo Avelar e Nicolas (Javier Méndez); Alê, Juninho, Rodriguinho (Marlon) e Benitez (Breno Cascardo); Pedrinho (Cazares) e Mastriani.
Técnico: Fabián Bustos
------------------------
Por Assessoria de Comunicação