Modalidades paralímpicas do JEMG tem dia de decisão

Diversas modalidades tiveram suas finais nesta quinta-feira (18)
Ontem (18) à tarde, algumas modalidades de jogos paralímpicos da etapa estadual do JEMG já faziam suas semifinais e finais. Foto: Divulgação Jemg
sexta-feira, 19 julho, 2024

Ontem (18) à tarde, algumas modalidades de jogos paralímpicos da etapa estadual do JEMG já faziam suas semifinais e finais.

No Ginásio Coberto Arnóbio Pitanga, na Praça de Esportes, aconteciam as semifinais do parabadminton e, na Arena CS23, o futebol de 7 PcD.

Vânia Monteiro Alvinho, da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), falou sobre o futebol de 7 PcD.

“Essa modalidade é mista, podem jogar atletas de ambos os sexos na mesma equipe. São dois tempos de 20 minutos. A final foi entre Poços de Caldas e a equipe formada por atletas de Belo Horizonte e Pitanguí. É um futebol society, com regras da modalidade e adequação aos atletas PcD. Eles são muito animados, torcem, caem e levantam. O jogo é um espetáculo, é muito puxado e com placares bem elásticos”, explicou.

O atleta de Poços de Caldas Rick Elias Ramos Russi, em seu primeiro JEMG, entrou determinado a ganhar e levar a medalha de ouro.

“Eu fiz dois gols na semifinal. Treino muito e amo o futebol, ele mudou minha vida. Vou levar a medalha de ouro e um sorriso no rosto”, afirmou confiante.

A mãe de Rick, Kênnia Cristina Ramos Russi, estava na torcida pelo filho e era só sorrisos.

“O Rick começou a jogar com sete anos e desenvolveu bastante a coordenação motora; agora, ele participa tanto dos jogos PcD quanto dos convencionais. É difícil ele cair, só se alguém empurrar ou pisar no pé, mas ele melhorou bem o equilíbrio e não aceita faltar ao treino de jeito nenhum, nem com chuva”, contou. 

Do time de Pitangui/BH, João Guilherme Neri Alves, de 16 anos, já participou do JEMG por três anos no atletismo (400m e 75m), mas, no futebol, é a primeira vez.

“Estou estreando com nervosismo, claro, mas com confiança, pois é uma grande responsabilidade, principalmente disputando uma final, mas queremos vencer para garantir o ouro e passar para a fase nacional de jogos estudantis”, declarou.

Jovem atleta de Brasília de Minas leva medalha inédita

No JEMG aconteceram as semifinais do parabadminton, realizada no Ginásio Coberto Arnóbio Pitanga, onde o atleta Tiago Emanuel Rodrigues, de apenas 14 anos, representa Brasília de Minas com grande determinação.

Com dois anos de dedicação ao esporte, ele expressou otimismo em relação à sua primeira participação no campeonato.

“Está sendo uma experiência muito boa, mas a ansiedade para a semifinal é grande e o coração está muito acelerado”, confessou o atleta, que se sente confiante e preparado para enfrentar o adversário.

Renata Gomes, técnica de badminton e atletismo da delegação regional de Montes Claros, que inclui a cidade de Tiago, destaca a importância dessa participação.

“Brasília de Minas participa do JEMG há 20 anos e nunca conseguiu uma medalha na fase estadual”, revela Renata. "Na modalidade convencional, sempre se classificam no basquete e no vôlei, mas é o badminton paralímpico que vai dar uma medalha para a cidade”.

Renata ainda menciona a expectativa de uma grande celebração em Brasília de Minas, pois o quarto lugar também leva medalha e Tiago já está entre os quatro semifinalistas. “Vai ser uma festa quando ele chegar na cidade”, comemorou.

SECOM/PMGV

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu