Mais inclusão na Praça de Esportes

Além do tênis de mesa adaptado, natação paralímpica e bocha paralímpico, o público PcD de nosso município vai poder aprender o atletismo paralímpico e tiro com arco olímpico
Na tarde desta quinta-feira (8), os alunos da equipe de tênis de mesa adaptado e bocha paralímpico da Praça de Esportes participaram de uma demonstração de equipamentos. Foto: Divulgação PMGV
sexta-feira, 9 fevereiro, 2024

Na tarde desta quinta-feira (8), os alunos da equipe de tênis de mesa adaptado e bocha paralímpico da Praça de Esportes participaram de uma demonstração de equipamentos, regras e demais informações sobre o tiro com arco olímpico.

Segundo o professor e educador físico João Batista Rodrigues da Silva Filho, que atualmente é também Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo – SMCELT, o tiro com arco é um esporte altamente acessível e inclusivo.

“Vejo que ele é de um potencial de acessibilidade muito grande. Os alunos podem ter suas limitações de acordo com a sua deficiência, mas a modalidade é totalmente adaptável. Existem equipamentos que podem ser adequados as diversas limitações físicas de cada praticante.

Nós não temos essa prática na nossa cultura esportiva do município e também há uma carência de atletas paralímpicos com representação a nível estadual e brasileiro, por isso vejo essa iniciativa como uma grande oportunidade de descoberta de novos talentos.”

Para Domingos Jorge Moreira, que é cadeirante, a demonstração é muito interessante.

“É uma grande iniciação, é um ótimo esporte para nós, despertou interesse de todos e é isso que precisamos de modalidades adequadas as nossas necessidades para que possamos criar uma equipe paralímpica no município e buscarmos representatividade em torneios estaduais e nacionais.

Já praticamos aqui na Praça, o tênis de mesa adaptado, a bocha paralímpica, agora vai voltar a natação paralímpica e o tiro com arco olímpico. E, com filiação da Estação Olímpica na Federação Mineira de Atletismo, teremos também o atletismo paralímpico.

Então, Graças a Deus, estão chegando mais e mais esportes adaptados e contamos com o apoio do nosso gerente de esportes, que é o Anselmo que sempre se empenha e corre atrás para nos incluir nessas atividades”, afirmou.

O gerente de esportes da SMCELT, Anselmo Nunes do Nascimento, ponderou que com todas as reformas de acessibilidade que foram feitas na Praças de Esportes, tornando este equipamento público municipal apto para atendimento ao público PcD, faz-se necessário justificar todo este investimento que foi feito governo municipal.

“Já ofertamos diversas práticas esportivas voltadas para este público. Buscamos sempre aprimorar a qualidade das aulas, com curso de qualificação para os profissionais que ministram os treinamentos e com a compra de materiais e equipamentos adequados para as aulas. Buscamos ainda, trazer novidades para que esses alunos continuem sempre motivados.

Começamos com o tênis de mesa adaptado e a natação paralímpica, em seguida introduzimos a bocha paralímpico, em parceria com a UFJF-GV. Para este ano teremos o atletismo paralímpico e o tiro com arco olímpico.

Todas essas ações são importantes porque, com o passar do tempo, é normal que os alunos fiquem mais bem treinados, adquirindo mais habilidades motoras e é importante continuar propondo novos desafios para que esses alunos continuem estimulados a frequentar os treinamentos.”

Quem tiver interesse em se inscrever para as modalidades esportivas para pessoas com deficiência pode procurar diretamente na Praça de Esportes ou entrar em contato pelo telefone (33) 3271.3400.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu