Jogos Escolares Brasileiros 2023 terminam hoje

A atleta valadarense de tênis de mesa Sofia Chaves Alcântara, do Colégio Imaculada, foi a mais bem colocada mineira na competição
Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023 terminaram hoje (9). Foto: Imagem ilustrativa reproduzida da Internet
quinta-feira, 9 novembro, 2023

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023 terminaram hoje (9). A competição, que começou no dia 26 de outubro, reuniu cerca de 6.100 atletas de 12 a 14 anos de diversas partes do Brasil. Foram disputadas as modalidades de atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez. Valadares esteve representada no módulo I pelos alunos Sofia Chaves Alcântara (Colégio Franciscano Imaculada Conceição), no tênis de mesa, e Emanuel Rickson de Sena (E. E. São José), no taekwondo, na categoria acima de 61 kg.

Para Maxweel de Souza Coelho, pai de Emanuel Rickson, o atleta deu azar. “Na categoria acima de 61 kg não tem limite de peso. Meu filho tem 61 kg e deu azar de pegar na primeira luta o mais forte. Ele enfrentou um cearense de 98 kg.  Meu filho ganhou o primeiro round. Aí, o técnico do cara mandou ele colar nele e o cara ganhou o segundo round. A pontuação é eletrônica, tem que bater o pé no colete. Meu filho deu muito mais chute no cara, fez até o cara pesadão andar para trás, só que o computador não registrou. Eu filmei a luta toda, nessa hora eu até gritei para o juiz. No terceiro round, meu filho abriu 4 a 0, mas o cara conseguiu virar e ele perdeu a luta. Este cara foi medalha de prata na competição. Mas a experiência de participar foi muito boa e o Emanuel Rickson foi o primeiro atleta valadarense a competir nesta categoria”, contou orgulhoso.

Sofia perdeu ontem (8), nas oitavas da Série Prata, por três sets a dois para o atleta de Mato Grosso.

Para o Técnico de Sofia e da  seleção mineira, Jean Carlos Gonçalves de Brito, o balanço geral foi ótimo. “Foi uma experiência ímpar e algo surreal estar entre os melhores deste ano numa competição a nível nacional. A Sofia foi a melhor atleta de Minas em termos de resultado, pois classificou em segundo na fase de grupo indo para disputa de eliminatória na série Prata. Perdeu nas oitavas. Os outros atletas de Minas classificaram na série Bronze. Nós contribuímos para Minas ser campeã geral na Série Bronze no feminino e vice-campeão na série Bronze no masculino. Representamos bem o estado! ”, comemorou Jean.

O resultado surpreendeu a atleta Sofia Chaves Alcântara. “Essa foi a melhor experiência da minha vida. Fui melhor do que eu esperava. Achei que iria me sair bem pior porque uma competição nacional é muito difícil e eu comecei a treinar desde que eu voltei do JEMG, em agosto deste ano. Fiquei muito feliz com meu desempenho”, revelou.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu