JEMG 2024: Últimas provas acontecem neste fim de semana

Sábado (20) acontecem as disputas de judô masculino II e natação I e II e no domingo (21) as de atletismo
As disputas das modalidades paralímpicas da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) terminaram ontem (18). Foto: Tiago Souza/Jemg
sexta-feira, 19 julho, 2024

As disputas das modalidades paralímpicas da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) terminaram ontem (18).

Já as provas dos esportes individuais convencionais (atletismo, judô e natação) continuam até o fim de semana. 

Na manhã de hoje enquanto as disputas de judô aconteciam no IFMG, na Estação Olímpica ocorriam as provas de atletismo e na Praça de Esportes as de Natação.

O atleta PcD do módulo I da Escola Municipal Professora Rosalva Simões Ramalho, Nicollas Moreira de Jesus, em sua primeira participação na competição disputou três provas, conquistou duas medalhas (bronze na corrida de 250m e ouro na de 1.500m) e ficou em quinto lugar no salto em distância.

De acordo com o treinador de Nicollas, Cleberson Gomes Mendonça, o atleta gostou muito de participar e sonha em continuar treinando para ser um atleta profissional.

image 136

Foto: Divulgação/PMGV

“Antes de começar a prova, ele ficou um pouco nervoso, mas lembrou da instrução dos seus técnicos (professores Cleberson e Myllher Pinho na escola, e, na Estação Olímpica, o professor Maurício de Souza), focou e conseguiu manter a concentração”, contou.

Esta é a primeira vez que a equipe do Sesi GV participa da etapa estadual da competição.

“Nossa escola já participou em outras modalidades nas outras etapas, micro e regional, mas na estadual é a primeira vez. Nós estamos participando somente com a natação, inclusive com a natação de PcD, que já foi finalizada. Tivemos um aluno-atleta que participou de três provas, ficou com dois ouros, 50m livres e 50m costas na classe dele, S5, e, desde ontem até amanhã, nós estamos participando com sete atletas da natação convencional. É uma etapa com um nível muito alto, nosso objetivo é incentivar a participação mesmo, mas sem expectativa de medalha; é mais para que os alunos possam sentir o clima da competição, ver como é que funciona a organização, as provas, o dinamismo, o nível dos outros atletas, dos colegas, fazer amizade e estar inserido no esporte”, enfatizou o técnico do Sesi GV, Cleber Siman de Amorim.

As disputas de judô do módulo I de ambos os sexos e do módulo II feminino já terminaram, mas as do módulo II masculino vão até amanhã (20). 

image 137

Foto: Divulgação/PMGV

De acordo com a coordenadora de execução da modalidade judô, Flaviane Oliveira, a quantidade de inscrições da modalidade foi tão grande que teve que dividir os dias das disputas.

“São oito categorias. Quatro acontecem de manhã e, quatro, no período da tarde. Primeiro, fazemos toda a fase classificatória e, ao final da manhã, a gente faz simultaneamente as finais. Assim que terminam essas quatro categorias, nós fazemos a premiação”, explicou.

image 138

Foto: Divulgação/PMGV

Atleta de judô módulo II de Ipatinga, Giovanna Bragança conquistou medalha de ouro e se classificou para disputar os Jogos Escolares da Juventude.

Em seu currículo já constam terceiro lugar na Copa Minas e no Brasileiro Regional III, medalha de prata na etapa estadual do JEMG ano passado e participação nos Jogos Escolares Brasileiros deste ano.

“Aqui na etapa estadual do JEMG enfrentei meninas com que eu já havia lutado antes e as lutas foram boas. Esta é a primeira vez que luto em Valadares. Gostei muito de disputar a etapa estadual aqui, dá de dez a zero na de Uberaba. A Escola Estadual Sagrada Família foi muito receptiva”, confessou.

A equipe de Betim já conquistou pódio no atletismo convencional e paralímpico, na natação e no judô convencionais.

“Já fizemos seis campeões que, com a vitória, se classificaram para disputar a etapa nacional. Destas modalidades, a que mais tem se destacado é o judô. Hoje, ainda temos pelo menos mais um atleta que deve se classificar na categoria até 50kg”, profetizou o técnico de Betim, Alan Valter da Silva, que se derramou em elogios sobre a estrutura da competição. “Já tenho quase 20 anos de jogos escolares e, para mim, a estrutura desta etapa em Governador Valadares está sendo uma das melhores”, afirmou.

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

Confira os resultados e as tabelas dos jogos no site http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/etapa/estadual/ .

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu