Muito se fala de Facebook, Instagram e TikTok, mas o amante do futebol está mesmo é no Whatsapp e os clubes sul-americanos, aos poucos, ganham espaço também na plataforma de mensagens. Levantamento do Somos Fanáticos descobriu que 33 dos 64 clubes envolvidos na disputa da Libertadores e da Sul-Americana em 2025 possuem canais no aplicativo, considerada a rede social mais popular do continente - só no Brasil, estima-se 147 milhões de usuários. Entre os clubes presentes no Whatsapp, ninguém tem mais seguidores que o Flamengo: cerca de 3,6 milhões.
Destaque para Flamengo, River Plate e Corinthians
O número rubro-negro impressiona: sem considerar seguidores de fora do país, é como se duas em cada 100 pessoas com o aplicativo no Brasil estivessem no canal do clube carioca, recebendo informações sobre a equipe treinada por Filipe Luís, na disputa do título da Libertadores.
Mas não se engane porque o engajamento do torcedor do River Plate, também atrás do troféu da Libertadores, pode ser considerado ainda maior. Levantamento de 2024 apontou que cerca de 37 milhões de argentinos acessam o Whatsapp. Com cerca de 2,5 milhões de seguidores no aplicativo do River Plate, é como se 7 em cada 100 pessoas na Argentina tivessem interesse nas informações dos Millionarios.
Quem também tem alcance impressionante no Whatsapp é o Corinthians. O clube paulista é o terceiro em números absolutos: 2,1 milhões de seguidores, atentos aos passos do Timão na Sul-Americana. Entre todos os 33 times com canais no Whatsapp, os três são os únicos que rompem a barreira do milhão de seguidores.
Alianza Lima é penetra em top-10 quase todo brasileiro
O levantamento descobriu também que, além do River Plate, o outro time estrangeiro que se destaca pela quantidade de seguidores no Whatsapp é o Alianza Lima, do Peru. Com aproximadamente 667 mil seguidores no aplicativo de mensagens, deixou para trás clubes entre os de maior torcida do futebol brasileiro, como Vasco, Grêmio e Atlético-MG.
O clube é o mais popular do Peru, com base de torcedores estimada em 6 milhões de pessoas. Ele está envolvido na disputa da Libertadores e é adversário do São Paulo, no Grupo D. O clube do Morumbi, por sinal, é o quarto mais abrangente no Whatsapp, com 893 mil seguidores.
Boca Juniors supera River Plate no Whatsapp
Se em campo o Boca Juniors tem tropeçado nas próprias pernas há um bom tempo, fora dele sua torcida segue mobilizada em torno da paixão xeneize. O time, fora da Libertadores e da Sul-Americana deste ano, tem cerca de 2,8 milhões de seguidores no Whatsapp.
Está atrás do Flamengo, mas supera o arquirrival River Plate. Ao menos neste quesito.
Os 20 times da Libertadores e da Sul-Americana com mais seguidores no Whatsapp:
1 - Flamengo (Libertadores) - 3,6 milhões
2 - River Plate (Libertadores) - 2,5 milhões
3 - Corinthians (Sul-Americana) - 2,1 milhões
4 - São Paulo (Libertadores) - 893 mil
5 - Palmeiras (Libertadores) - 742 mil
6 - Cruzeiro (Sul-Americana) - 675 mil
7 - Alianza Lima (Libertadores) - 667 mil
8 - Vasco (Sul-Americana) - 666 mil
9 - Grêmio (Sul-Americana) - 626 mil
10 - Atlético-MG (Sul-Americana) - 567 mil
11 - Universitario (Libertadores) - 567 mil
12 - Botafogo (Libertadores) - 420 mil
13 - Bahia (Libertadores) - 315 mil
14 - Fluminense (Sul-Americana) - 258 mil
15 - Fortaleza (Libertadores) - 178 mil
16 - Independiente (Sul-Americana) - 133 mil
17 - Internacional (Libertadores) - 124 mil
18 - Estudiantes (Libertadores) - 111 mil
19 - Colo-Colo (Libertadores) - 106 mil
20 - Olimpia (Libertadores) - 585 mil
Sobre o Somos Fanáticos
O Somos Fanáticos é um site especializado em notícias e entretenimento esportivo, focado em fornecer informações de qualidade sobre o futebol europeu, Campeonato Brasileiro da Série A e os principais torneios do mundo. Seus conteúdos são originais e produzidos por uma equipe dedicada, garantindo uma cobertura completa e atualizada.
O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).