Democrata desiste da Série D e diretoria divulga nota oficial explicando os motivos da tomada de decisão

Nota informa que a diretoria concluiu que não dispõe dos meios financeiros suficientes para sustentar de maneira adequada e condigna participação da Pantera no certame
O time do Democrata em pose oficial antes do jogo contra o Anápolis, no Mamudão, em 31/07/2023, na sua penúltima partida na Série D 2023. Foto: Instagram Democratagv
quinta-feira, 8 fevereiro, 2024

O sonho do Democrata em disputar a Série D do futebol brasileiro e subir para as séries C, B e A, está mais uma vez desfeito. A diretoria do clube divulgou nesta quinta-feira (8/2) uma nota oficial explicando a desistência da disputa da Série D 2024.

Em 2023, o Democrata disputou a Série D, se classificou para a segunda fase, de mata-mata, mas foi eliminado pelo Anápolis, de Goiás. Nas redes sociais, os torcedores estão demonstrando insatisfação com o ato da diretoria, mas não há o que fazer. A nota oficial é bem clara. Leia:

NOTA OFICIAL*

É com profundo pesar que o Esporte Clube Democrata se vê compelido a comunicar oficialmente sua decisão de não participar do Campeonato Brasileiro da Série D de 2024.

Após uma análise minuciosa de nossa situação financeira e dos recursos disponíveis para viabilizar nossa participação na referida competição, chegamos à conclusão de que não dispomos dos meios financeiros suficientes para sustentar de maneira adequada e condigna nossa participação no certame.

É de conhecimento público os desafios e bloqueios financeiros enfrentados pelos clubes mineiros para a disputa do torneio, uma vez outras duas agremiações do nosso estado também tomaram a mesma decisão pelos mesmos motivos.

Infelizmente, apesar de todos os esforços empreendidos pela diretoria do Esporte Clube Democrata, não logramos obter os recursos necessários para honrar nossos compromissos e garantir uma participação competitiva e digna na Série D do Campeonato Brasileiro.

Ressaltamos que esta decisão foi tomada com extrema seriedade e responsabilidade, visando preservar a integridade financeira e administrativa do clube, como fazemos há 22 anos, desde que a atual diretoria assumiu o desafio de não criar novas dívidas e quitar as dívidas herdadas.

É imperativo para nós, enquanto instituição, agir com transparência e honestidade em todas as nossas ações, e é nesse espírito que comunicamos esta difícil decisão.

Asseguramos que iniciando um processo interno de austeridade financeira, de reestruturação operacional, de melhorias para que possamos atender às exigências da FMF e da CBF para grandes jogos e finais sem a necessidade de jogar em outro município e principalmente da criação da SAF Democrata para que possamos já na próxima oportunidade, representar da melhor maneira possível a cidade de Governador Valadares a nível nacional.

Compreendemos que a reação pública sobre essa decisão vem carregada de paixão pelo clube e união de esforços para o bem da instituição. Contudo, não vendemos ilusões! Preferimos as críticas e cobranças, ainda que as compreendemos duras e exageradas em alguns momentos, do que conduzir o clube para um caminho de maiores dificuldades, ou até mesmo, de encerramento de suas atividades, como já chegou bem perto de acontecer.

Por fim, reiteramos nosso compromisso inabalável com o Esporte Clube Democrata e com o fortalecimento do futebol em nossa região, e pedimos a compreensão e o apoio de todos nesse momento de dificuldade.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu