Cruzeiro soma ponto na rodada final do Brasileirão e garante seu retorno às competições continentais

O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quarta-feira, encerrando a temporada 2023 da equipe principal masculina
O Cruzeiro finaliza o Campeonato Brasileiro 2023 na 14ª colocação, com 47 pontos, garantindo a última vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. Foto: Reprodução da Internet
quinta-feira, 7 dezembro, 2023

Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube

O Cruzeiro entrou em campo, na noite desta quarta-feira, encerrando a temporada 2023 da equipe principal masculina. Pela rodada final do Campeonato Brasileiro, o time celeste recebeu o Palmeiras no Mineirão e saiu de campo com um empate por 1 a 1. O Palmeiras abriu o placar, no primeiro tempo, com Endrick, mas Nikão empatou o jogo para o Cabuloso na segunda etapa.

image 47

Foto: Staff Images

Com o ponto somado dentro de casa, o Cruzeiro garantiu a classificação para a Copa Sul-Americana 2024. Após cinco anos, La Bestia Negra estará de volta aos gramados pela América do Sul e buscará a conquista inédita da Sul-Americana. Com a vaga na competição continental, o elenco cruzeirense cumpre um dos objetivos traçados no início da atual temporada.

O primeiro tempo no Mineirão começou com o adversário, líder do campeonato, pressionando e buscando a confirmação de seu título. Aos 8 minutos, após uma roubada de bola na intermediária, o atacante Endrick conseguiu a primeira finalização de perigo do Palmeiras, mas Rafael Cabral se posicionou bem e fez boa defesa. O Cruzeiro respondeu três minutos depois, com Arthur Gomes, que carregou a bola da ala esquerda para o meio e chutou rasteiro, mas o goleiro Weverton também defendeu.

Aos 18 minutos, em contra-golpe, o Palmeiras chegou novamente, e o atacante Endrick teve finalização semelhante a anterior, pelo lado esquerdo da área, mas Rafael Cabral fez outra grande defesa. Contudo, aos 20 minutos, o Cruzeiro errou a saída de bola, Endrick tentou encobrir Cabral, que defendeu milagrosamente, mas o rebote voltou para o garoto palmeirense, que balançou as redes colocando o Palmeiras à frente do placar.

Apesar do gol sofrido, o Cruzeiro seguiu encarando o líder do Brasileirão de igual para igual. Aos 24 minutos, em um lindo lance, Bruno Rodrigues ajeitou a bola no ar, após cruzamento de Matheus Pereira, e emendou uma bicicleta espetacular. Mas, infelizmente, o goleiro do Palmeiras estava atento e espalmou para fora. Logo em seguida, Matheus Pereira foi para a cobrança de escanteio e bateu diretamente para o gol, obrigando Weverton a se esticar para impedir o gol olímpico.

A Raposa seguiu pressionando em busca do empate até o fim do primeiro tempo. Aos 38 minutos, em ataque pelo lado esquerdo, Matheus Pereira serviu o volante Fernando Henrique, que penetrava a área em velocidade, mas, ao tentar marcar de carrinho na disputa com a zaga do Palmeiras, jogou a bola sobre o gol. Aos 44 minutos, mais uma boa oportunidade, quando Bruno Rodrigues escapou pela esquerda e tocou para Matheus Pereira, que chutou de canhota da entrada da área e viu o goleiro palmeirense defender mais uma vez.

O segundo tempo teve menor intensidade em relação ao primeiro, mas o Cruzeiro buscava pontuar para se classificar à Copa Sul-Americana sem depender de outros resultados. O time celeste teve finalizações com Arthur Gomes e Robert, mas o Palmeiras conseguiu sustentar a vitória na primeira metade da etapa. Já aos 21 minutos, Rafael Cabral trabalhou bem ao espalmar chute potente de Raphael Veiga da entrada da área.

Na segunda metade da etapa final, o Cruzeiro ampliou sua presença no campo de ataque e construiu mais oportunidades de gol. Aos 29 minutos, o garoto Robert arriscou de longe disparando um forte chute, mas viu a bola passar perto da trave e sair. Já aos 34 minutos, Matheus Pereira colocou seu talento pra jogo e fez grande jogada pelo lado direito, desconcertando a marcação palmeirense e penetrando a área. Nikão, que havia entrado em campo no decorrer do segundo tempo, recebeu um passe açucarado e não perdoou. Com um chute rasteiro no cantinho esquerdo do goleiro palmeirense, empatou a partida no Mineirão!

Nos dez minutos finais, com o resultado sendo favorável a ambas equipes, o jogo ficou controlado e o empate por 1 a 1 prevaleceu até o apito final.

O Cruzeiro finaliza o Campeonato Brasileiro 2023 na 14ª colocação, com 47 pontos, garantindo a última vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem. O time celeste chega ao fim desta temporada deixando uma boa impressão ao encerrar o Brasileirão com seis jogos de invencibilidade. Para 2024, o Cabuloso terá uma temporada recheada com as disputas do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.


FICHA DA PARTIDA: CRUZEIRO 1x1 Palmeiras

MOTIVO: Campeonato Brasileiro - 38ª rodada
DATA: 06/12/2023
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

ÁRBITRO: Anderson Daronco (FIFA/RS).
ASSISTENTES: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Rafael da Silva Alves (FIFA/RS).
ÁRBITRO DE VÍDEO: Rodrigo D Alonso Ferreira (CBF/SC).

GOLS: Nikão, aos 34min do 2ºT (Cruzeiro) / Endrick, aos 20min do 1ºT (Palmeiras).
ASSISTÊNCIA - CRUZEIRO: Matheus Pereira, aos 34min do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Lucas Silva (Cruzeiro) / Richard Ríos (Palmeiras).

CRUZEIRO
Rafael Cabral; William, João Marcelo, Luciano Castán e Marlon (Kaiki); Ian Luccas (Fernando Henrique), Lucas Silva (Nikão) e Japa; Matheus Pereira, Arthur Gomes (Robert) e Bruno Rodrigues.

Técnico: Paulo Autuori

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke (Estêvão), Zé Rafael (Fabinho), Richard Ríos (Atuesta), Raphael Veiga e Vanderlan; Endrick (Flaco López) e Breno Lopes (Artur).

Técnico: Abel Ferreira

------------------------
Por Assessoria de Comunicação

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu