As ruas valadarenses têm dado espaço a uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos. Seja por uma questão estética, saúde mental ou física, as corridas de rua se popularizaram na cidade.
Não é por menos que a capital mundial do voo livre tem se tornado referência nacional nessa atividade, atraindo corredores de diversas partes do país.

Foto: Divulgação PMGV
E na onda dessa nova febre despontam os serviços de assessoria esportiva, que oferecem serviços especializados e orientação individualizada em corrida, para atender aos mais diversos objetivos. Estima-se que, em Valadares, existam mais de 10 assessorias esportivas.
Há de se convir, no entanto, que todo esse movimento impacta diretamente o trânsito da cidade. E não basta apenas zelar pela saúde se o principal não for preservado: a vida.
E foi pensando nisso que o Departamento de Transportes, Trânsito e Sistema Viário (DTTSV) da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) criou um projeto voltado para as assessorias esportivas e corredores solo.
O objetivo é conscientizar os corredores não apenas durante as corridas, mas também nos dias de treino, de como devem se portar ao circularem pelas ruas durante a prática esportiva.
Para isso, no próximo domingo (7), os agentes de trânsito realizam um “Treinão”, a partir das 7h, na Praça Júlio Soares, na Ilha dos Araújos, voltado para assessorias esportivas e corredores solo. O evento é aberto ao público e gratuito. Além de orientações, os agentes almejam que os participantes se tornem multiplicadores, na busca por um trânsito mais seguro para todos.
A agente de trânsito Abreu ressalta a importância desse trabalho para o trânsito da cidade.
“ Os corredores de rua são uma realidade no Município. Daí a necessidade de se promover uma discussão sobre os cuidados diários de segurança na prática de esportes em vias públicas.
O projeto proporciona um estreitamento entre os agentes de trânsito e os corredores de rua, e tem o objetivo de promover uma conscientização sobre o uso do espaço comum e das corresponsabilidades dos usuários da via pública. O trânsito é um local democrático, que permite a sociabilidade, mas é um espaço utilizado por muitos, por isso são necessários cuidados para o bem-estar de todos”.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares