Navegue pelo conteúdo
Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube
O Cruzeiro finalizou a preparação em uma importante semana de decisão no Campeonato Brasileiro. Neste sábado, às 18h30, o time celeste joga uma de suas duas partidas adiadas da competição e terá a chance de se recuperar na tabela de classificação com uma vitória. O adversário deste fim de semana será o Fortaleza em confronto válido pela 30ª rodada do Brasileirão. O jogo está marcado para a Arena Castelão, na capital cearense.
A semana cruzeirense foi bastante movimentada. A novidade maior foi o anúncio da comissão técnica que comandará o time celeste nas seis rodadas finais do Campeonato Brasileiro. A comissão é composta pelo diretor técnico Paulo Autuori; pelo técnico da categoria Sub-20 Fernando Seabra; e pelo auxiliar permanente do time principal Vinicius Rovaris.
Além da mudança no comando técnico, o Cruzeiro se preparou durante parte da semana em local diferente. Com exceção do volante Lucas Silva e do atacante Rafael Bilu – ambos em recuperação no Departamento de Saúde da Toca 2 –, todo o elenco viajou para Itu, no interior de São Paulo, onde o time celeste treinou entre terça e esta sexta-feira. Na tarde de sexta, a delegação seguiu diretamente para Fortaleza.
Para sua reestreia no Cruzeiro, Autuori terá alguns retornos e também algumas ausências na equipe. O meio-campista Fernando Henrique, desfalque na rodada anterior devido a um trauma no joelho direito, está recuperado e treinou normalmente durante a semana.
Contudo, o time celeste não terá à disposição o zagueiro Neris e o volante Matheus Jussa, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Além deles, o volante Lucas Silva, que foi substituído da partida contra o Coritiba após sentir dores, teve diagnosticada uma lesão no joelho esquerdo. O meio-campista ficou em Belo Horizonte e passa por um tratamento conservador no local.
No departamento médico, seguem também em tratamento o volante Ramiro, recuperando-se de uma ruptura do ligamento cruzado anterior e também uma lesão no menisco lateral do joelho direito; e o atacante Rafael Bilu, que se recupera de uma ruptura no tendão de aquiles da perna esquerda.
Paulo Autuori
Paulo Autuori de Mello vivencia sua 4ª passagem no Cruzeiro. Seu primeiro trabalho no clube aconteceu em 1997, quando o técnico levou o Cabuloso às conquistas da Copa Libertadores e do Campeonato Mineiro. Na sequência, Autuori comandou a Raposa entre 1999 e 2000, retornando para sua terceira passagem em 2007.
Como técnico, Autuori tem ao todo 87 partidas à frente do Cruzeiro, somando 43 vitórias, 21 empates e 23 derrotas. Sob seu comando, o time celeste anotou 134 gols e sofreu 94.
No início de agosto deste ano, o profissional voltou à Toca da Raposa, assumindo o cargo de diretor técnico do Cruzeiro.
Na história: Cruzeiro x Fortaleza
Cruzeiro e Fortaleza somam poucos confrontos ao longo da história - a maioria das partidas sendo pelo Campeonato Brasileiro. Dos 16 duelos totais, 14 foram pela competição nacional.
A Raposa enfrentou o adversário cearense pela primeira vez em um amistoso no ano de 1962, triunfando pelo placar de 1 a 0 no Estádio Presidente Vargas. Oito anos depois, o Cruzeiro reencontraria o Fortaleza em outro amistoso, dessa vez no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, onde venceu por 3 a 0.
A partir daí, vieram os 14 confrontos pelo Campeonato Brasileiro, iniciando-se na edição de 1973. Pelo Brasileirão, o Cruzeiro conquistou sete vitórias, além de somar quatro empates e três derrotas. Foram 16 gols anotados e 8 sofridos pela competição nacional.
No primeiro turno da atual edição do Brasileirão, as equipes se enfrentaram no Mineirão, e o Fortaleza levou a melhor ao vencer pelo placar de 1 a 0. Já neste sábado, o Cruzeiro volta a enfrentar o adversário na Arena Castelão após quatro anos.
Torcida
Devido à punição imposta pelo STJD, devido aos incidentes ocorridos no estádio Durival Britto, em Curitiba, no último sábado, o Cruzeiro não poderá contar com sua torcida no compromisso em Fortaleza.
CONFRONTO: Fortaleza x CRUZEIRO
DATA: 18/11/2023
HORÁRIO: 18h30
MOTIVO: Campeonato Brasileiro – 30ª rodada
LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza
>> RETROSPECTO: Cruzeiro x Fortaleza
16 jogos (9 vitórias, 4 empates e 3 derrotas)
20 gols marcados / 8 gols sofridos
-------------------------------
Por Assessoria de Comunicação