Após ótima campanha no Brasileiro, Cabulosas coroam a incrível temporada 2023 com título estadual invicto

A equipe feminina do Cruzeiro iniciou o ano de 2023 visando conquistar grandes feitos.
A conquista do estadual representou a retomada de uma caminhada vitoriosa e de um espaço cada vez maior no cenário do futebol feminino em Minas Gerais. Foto: Divulgação Cruzeiro Esporte Clube
terça-feira, 21 novembro, 2023

Com informações do site oficial do Cruzeiro Esporte Clube

A equipe feminina do Cruzeiro iniciou o ano de 2023 visando conquistar grandes feitos. Além de alcançar a fase de mata-mata no Campeonato Brasileiro, pela primeira vez em sua história, conquistar a melhor campanha da primeira fase e o título estadual também era uma meta definida para as Cabulosas.

Na tarde de domingo (19), a equipe celeste levantou o troféu do Campeonato Mineiro 2023, vencendo o Atlético-MG por 1 a 0, na Arena Independência, em Belo Horizonte. A conquista do estadual representou a retomada de uma caminhada vitoriosa e de um espaço cada vez maior no cenário do futebol feminino em Minas Gerais.

A caminhada até o título mineiro

O pontapé inicial das Cabulosas na competição estadual foi no dia 24 de setembro, contra o América, no SESC Venda Nova. Na ocasião, com um belo gol de Mari Pires, a equipe empatou a partida por 1 a 1.

O segundo adversário do Cruzeiro foi o Atlético-MG. Em um clássico muito disputado na Arena Vera Cruz, em Betim, as Cabulosas saíram vencedoras. Com um golaço de Byanca Brasil, a equipe venceu sua primeira partida no campeonato.

Na terceira rodada, a equipe celeste aplicou a maior goleada de sua história ao vencer o Araguari por 28 a 0, na Toca da Raposa 2. Os gols foram marcados por: Carol Baiana (8 gols), Byanca Brasil (7 gols), Rita Bove (4 gols), Maii Maii (2 gols), Pâmela (2 gols), Camila Arrieta (1 gol), Larissa Vasconcelos (1 gol), Anna Luiza (1 gol), Carol Soares (1 gol) e Rebeca Costa (1 gol). Apesar do placar repleto de gols, as Cabulosas demonstraram total respeito às atletas adversárias durante a partida.

O Nacional VRB foi o adversário do Cruzeiro na quarta rodada. Em partida disputada na cidade de Visconde do Rio Branco, a equipe celeste venceu por 2 a 0 com gols de Maii Maii e Marília. A partida marcou a estreia do treinador Jonas Urias, que chegou ao clube no início de outubro após passagem vitoriosa pelas categorias de base da Seleção Brasileira.

Para encerrar a primeira fase do Campeonato Mineiro, as Cabulosas enfrentaram o Uberlândia na Arena Vera Cruz, em Betim. A equipe celeste goleou por 5 a 1 e garantiu a liderança da competição. Com gols de Rafa Andrade, Marília (duas vezes), Maii Maii e Byanca Brasil, o Cruzeiro conquistou a melhor campanha da primeira fase e o direito de decidir a semifinal e a final em casa.

Na semifinal, a equipe celeste enfrentou o Nacional VRB. O primeiro jogo foi em Visconde do Rio Branco e as Cabulosas voltaram para casa com uma vantagem elástica após vencerem por 5 a 0. Os gols da partida foram marcados por Maii Maii, Rafa Andrade, Marília, Carol Baiana e Rita Bove. Já na partida de volta, o Cruzeiro aplicou nova goleada, dessa vez por 6 a 0. Com gols de Clara, Marília, Maii Maii, Byanca Brasil (duas vezes) e Arrieta, a equipe confirmou a classificação para a final.

A conquista da taça

As Cabulosas levantaram a taça do Campeonato Mineiro 2023 em um clássico diante do Atlético-MG. Em partida com grandes emoções até o último minuto de jogo, o Cruzeiro venceu por 1 a 0 e fez a alegria da torcida cruzeirense que estava presente na Arena Independência, em Belo Horizonte, na tarde deste domingo.

Desde o início da partida, as Cabulosas atuaram com intensidade e construíram as melhores chances. Colocando em prática o ataque poderoso que foi destaque durante todo o campeonato, o Cruzeiro chegou com bastante perigo ao gol rival durante a etapa inicial, mas as boas chances pararam nas mãos da goleira adversária.

No segundo tempo, a equipe celeste manteve a intensidade e foi com tudo para abrir o placar e vencer o jogo. Aos 22 minutos, a artilheira Byanca Brasil ganhou da adversária na corrida e chutou rasteiro para marcar o único gol da partida.

Mas a emoção não parou por aí. Nos acréscimos, Taty Amaro fez história ao defender o pênalti marcado para o Atlético-MG que poderia empatar o jogo. A grande atuação da goleira celeste garantiu o título do Campeonato Mineiro para o Cruzeiro ao fim da partida.

Com a conquista, as Cabulosas se tornaram bicampeãs do Campeonato Mineiro Feminino.

Melhor campanha da história no Brasileiro

O Cruzeiro encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro diante do Corinthians, pelas quartas de final da competição. Na ocasião, a equipe foi derrotada por 4 a 2.

Apesar da eliminação, as Cabulosas fizeram história. Ao se classificarem, em 8º lugar, para a fase mata-mata do Brasileiro, se tornaram a primeira equipe mineira a conquistar tal feito e protagonizaram a melhor campanha da história da equipe feminina do Cruzeiro na competição.

Números gerais

Em números gerais, as Cabulosas disputaram, até o momento, 25 partidas na temporada. Foram 13 vitórias, cinco empates e sete derrotas. Com um ataque poderoso, a equipe marcou 88 gols ao longo do ano. Somente no Campeonato Mineiro foram 49 gols marcados e, com uma defesa impecável, apenas dois sofridos.

Artilheira da equipe, Byanca Brasil marcou incríveis 23 gols em 24 jogos na temporada. A atacante também carrega a marca de artilheira do Campeonato Mineiro com 12 gols marcados. Além disso, no estadual, Byanca também é a líder em assistências das Cabulosas, com 9 passes para o gol.

Ladies Cup 2023

Após encerrar o calendário de competições oficiais, as Cabulosas agora se preparam para disputar a Ladies Cup Meta 2023. Além do Cruzeiro, mais 7 equipes irão participar da competição que acontece entre os dias 3 e 10 de dezembro, em São Paulo. A grande final será disputada no Estádio do Canindé e todas as partidas serão transmitidas pelo sportv.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu