Cem crianças e adolescentes da rede municipal de ensino de Governador Valadares agora têm uma motivação a mais para irem à escola.
Elas estão inscritas em aulas de skate, esporte olímpico que será utilizado como ferramenta de educação.
O Projeto Educa Skate é realizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) “De Peito Aberto”, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/06), com o patrocínio da Águas de Valadares, por meio do Instituto Aegea.
O foco são crianças na faixa etária dos seis aos 17 anos. O lançamento foi realizado nesta segunda-feira (28) na Escola Municipal Professora Simoni Maria da Cruz, no bairro Santos Dumont II, com a presença dos novos futuros skatistas e familiares. Na solenidade, os alunos receberam uniforme, equipamentos de proteção (joelheiras, capacete) e um skate.
O coordenador do projeto, Sávio Teixeira, lembra que o esporte é uma ferramenta de desenvolvimento social, cultural e educacional de crianças e adolescentes.
Pensando o skate como uma cultura urbana, tem grande representatividade e chega como um plus para o desenvolvimento das crianças e adolescentes porque traz uma linguagem que as crianças entendem e se identificam.
“É um esporte que fala com os jovens, com a comunidade. Sabemos que os processos de ensino precisam ser desenvolvidos ao longo do tempo, porque mudam conforme o tempo. E o skate vem como ferramenta de crescimento e desenvolvimento porque conversa com o nosso público. Ele trabalha a disciplina, o trabalho em equipe e a persistência porque no skate é cair e levantar”, explicou.
A professora Jaqueline dos Santos comemora a escolha da escola para a chegada do projeto à Valadares. “O esporte e a educação caminham juntos, trabalham o respeito e a disciplina. Ele vai nos beneficiar agora em sala de aula, mas os alunos e as suas famílias para a vida inteira”, disse.
“Estou aprendendo umas manobras muito legais”, conta a aluna Eduarda Micaely Rodrigues Alves, de 14 anos, que subiu pela primeira vez em um skate na noite dessa segunda-feira. Mayla Soares de Oliveira, de 13 anos, também estava animada. “Fiquei com um frio na barriga...mas gostei muito”, contou. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, fora do horário das aulas.
A manicure Larissa Alves de Souza que acompanhava a filha Sophia, de 8 anos, não escondia a alegria. “Essa é uma oportunidade para se desenvolverem, é maravilhosa. Tira as crianças do celular e de outras coisas que não seriam boas para elas”.
O presidente da Águas de Valadares, Erich Wyatt, lembra que a concessionária vai além de prestar serviços de água e esgoto de qualidade para o município.
“Nós temos uma atuação social que nos aproxima da comunidade e este projeto mostra isso: incentivamos a prática do esporte olímpico e o acesso da população à atividade física na manutenção da saúde. Somos embaixadores da saúde!”.
Com o patrocínio, a Águas de Valadares assegura materiais de proteção pessoal, uniformes completos para os alunos, materiais esportivos necessários para a realização das atividades, contratação de profissional especialista na modalidade para ministrar as aulas, palestras com temas transversais, entre outros. Em Valadares, apenas a Escola Simone Maria da Cruz participa do projeto.
Águas de Valadares
Foto: Divulgação Águas de Valadares