Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Pint of Science começa nesta 2ª, no Los Hermanos, com palestras sobre recursos hídricos e seletividade alimentar

A aula desta segunda-feira (22) deixa as salas da universidade e vai para o bar Los Hermanos, a partir das 19h. É a primeira noite do Pint of Science 2023, festival internacional que promove conversas sobre ciência de forma descontraída em ambientes como bares e restaurantes. Nesta edição, somente no Brasil são 123 cidades participantes, […]
segunda-feira, 22 maio, 2023

A aula desta segunda-feira (22) deixa as salas da universidade e vai para o bar Los Hermanos, a partir das 19h. É a primeira noite do Pint of Science 2023, festival internacional que promove conversas sobre ciência de forma descontraída em ambientes como bares e restaurantes. Nesta edição, somente no Brasil são 123 cidades participantes, com mais de 600 pesquisadores e especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento. Em Governador Valadares, a organização é por conta da UNIVALE e a primeira noite do Pint terá palestras sobre recursos hídricos e sobre seletividade alimentar. O Los Hermanos fica na rua Dom Pedro II, número 577, no Centro. A entrada é gratuita em todos os dias do evento.

A primeira conversa da noite tem o tema “Água para beber, para banhar e para benzer”, e terá como palestrantes o biólogo Sérvio Pontes Biomas; o historiador Bruno Capilé; o coordenador do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE, Hernani Santana; o engenheiro agrônomo Philipe Corcino; e a professora do mestrado em Gestão Integrada do Território, Renata Bernardes Faria Campos.

“Vamos conversar sobre a água enquanto fator imprescindível para a vida em suas mais diversas perspectivas. Afinal, além de condição essencial para a sobrevivência de todos os seres, incluindo os seres humanos, ela é um elemento central nas mais diversas culturas. A água é sinônimo de saúde e beleza, mas também pode ser veículo de doenças e trazer destruição, especialmente em tempos de mudanças climáticas globais. Por tudo isso, a água também é tida como elemento de muitas disputas pelo poder, enfim, um trunfo territorial! Vamos juntos nessa jornada?”, diz a sinopse da palestra.

Em seguida é a vez da fonoaudióloga Andréia da Cunha Tavares Amaral e da nutricionista Tatiana Calavorty Lanna Pascoal subirem ao palco para a palestra “Socorro, meu filho não come! De quem é a culpa?”, discutindo a seletividade alimentar em crianças e suas consequências na vida adulta.

“A recusa alimentar é um comportamento típico da primeira infância. No entanto, há pessoas que o mantém pelas demais fases da vida. Ele é caracterizado por um consumo limitado e extrema resistência em experimentar novos alimentos, o que resulta em limitação das atividades sociais relacionadas à alimentação. De acordo com a literatura, a seletividade alimentar não passa ou se cura sozinha! Vamos discutir causas, tratamentos e consequências da má alimentação causada por ela, trazendo uma reflexão sobre o papel da sociedade, da família e dos profissionais na prevenção e acolhimento dessa criança”, afirma a programação oficial.

Tem mais Pint of Science ao longo da semana

Na terça-feira (23) é vez do Uhappy Hour receber o Pint of Science, na rua Francisco Sales, número 157, bairro Esplanada, com as seguintes palestras: “Desmascarando a inteligência artificial e suas aplicações”, e “Fórmula para Educação Socioemocional: automedicação é dose!”. O último dia do festival é quarta-feira (24), e as conversas terão os temas “Se conselho fosse bom a gente não dava, vendia!!!”, e “Chaves, Kiko, Chiquinha, Dona Florinda, Seu Madruga, Bruxa do 71, Professor Girafales, Seu Barriga: Uma análise Jurídica da série Chaves! Será que o Chapolin Colorado irá defender os nossos Direitos?”. Em todos os dias, a programação do Pint começa às 19h.

Na quinta-feira (25), o Pós-Pint será no HaüsMalte, com palestra proposta pela professora Ilara Duran, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu