DA AGÊNCIA MINAS
Para quem precisa comprovar ser bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) ou ter recebido, em algum momento, bolsa da agência mineira de fomento à ciência, tecnologia e inovação, o processo é muito simples e pode ser realizado diretamente pelo sistema Everest.
Para quem é bolsista atualmente, ou recebeu bolsa a partir de 2014, basta acessar o Everest (http://everest.fapemig.br) e, no menu superior, selecionar Usuários / Histórico de bolsas recebidas. Ao aparecer a listagem de bolsas já recebidas da Fapemig, clique no ícone impressora, no campo Declaração.
No caso de bolsas mais antigas, recebidas antes de 2014, a orientação é solicitar o documento, primeiro, na instituição executora (universidade ou centro de pesquisa onde desenvolveu suas atividades). Caso não tenha sucesso, é possível enviar o pedido por meio do Fale Conosco da Fapemig, informando o nome completo, CPF, número do processo da bolsa e endereço atualizado.
O chefe do Departamento do Programa de Bolsas e Eventos Técnicos, Jurcimar Ferreira Martins, destaca que os pedidos de declaração de bolsa para a Fapemig são procedimentos comuns e fundamentais para os bolsistas.
“Essa documentação é frequentemente necessária para diversos fins, como comprovação de renda, participação em eventos acadêmicos ou solicitações externas, como concurso públicos e progressão na carreira. A declaração não apenas valida a condição de beneficiário da bolsa, mas também confirma o comprometimento do bolsista com a pesquisa e sua contribuição para o avanço do conhecimento em sua área”.
Ele destaca, ainda, a simplificação e transparência do processo. “Isso reforça a integridade e a credibilidade dos programas de bolsas da Fapemig, estabelecendo confiança nas parcerias e colaborações que moldam nosso ambiente acadêmico” diz.
Clique aqui para assistir a um vídeo tutorial sobre o tema.
Formação de pesquisadores
A capacitação de pessoas para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação faz parte das atribuições da Fapemig, sendo uma de suas principais linhas de fomento. A Fundação mantém um “cardápio” completo de bolsas, que contempla todas as etapas da formação de um cientista. As modalidades disponíveis são destinadas desde a alunos do ensino médio (bolsas BIC Jr.) até pesquisadores no pós-doutorado.
Em 2023, mais de 6.800 bolsas foram disponibilizadas para pesquisadores ligados a instituições sediadas em Minas Gerais. São 1.149 bolsas do tipo iniciação científica júnior (BIC Jr.), destinadas a alunos do ensino médio e profissionalizante; 2.998 bolsas de Iniciação Científica (BIC), destinadas a alunos da graduação; 1.450 bolsas para alunos de mestrado; e 1.251 bolsas para alunos de doutorado.
Outras informações sobre as modalidades concedidas pela Fapemig podem ser encontradas no nosso site.