A partir desta segunda-feira (2/9/24), o site Eleições, do Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), conta com novo layout e tecnologia, o que garantirá mais agilidade na consulta às informações sobre resultados eleitorais.
O site mantém os resultados dos três últimos pleitos eleitorais, tanto em âmbito federal/estadual (2014, 2018 e 2022) quanto municipal (2016, 2020 e 2024 – em construção).
Com a tecnologia aprimorada, ele ficará mais rápido, melhorando a performance das páginas que trazem os resultados das diversas consultas disponíveis, além de garantir maior segurança e confiabilidade das informações.
Ele foi reconstruído usando novas ferramentas de desenvolvimento, adaptando-se às características da computação em nuvem, como já é feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), especialmente durante a apuração.
A reformulação é resultado de parceria entre duas áreas técnicas da ALMG: Gerência-Geral de Tecnologia da Informação (GTI) e a Gerência de Comunicação em Mídias Digitais (GCMD).
"Usando esta nova plataforma, podemos garantir um bom tempo de resposta mesmo em situações de pico de acessos, simplesmente colocando mais servidores para atender à demanda. E depois retirando-os quando a demanda diminuir, com muita facilidade”, pontua Raphael Gomide, servidor da GTI.
Outro ponto positivo é que a nova versão do site passa a ser responsiva, permitindo a adequação automática do layout da página em caso de consulta pelo celular.
A despeito dessas inovações, todas as informações e opções de consulta oferecidas no site anterior permanecem disponíveis na nova versão.
Funcionalidades do site
O site Eleições permite consultar e analisar registros históricos de resultados eleitorais, tanto em nível estadual quanto municipal.
Nele, é possível localizar informações como o resumo das apurações, a votação dos candidatos por município ou região, as vagas para cada partido e a relação de eleitos por partidos, em primeiro e segundo turnos.
Além disso, é possível consultar no site o perfil dos 77 deputados eleitos para a ALMG em cada um dos três últimos pleitos, com base em trabalho feito por outra equipe da Assembleia, da Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação (GID).
Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais