Sete parlamentares estaduais disputarão as eleições municipais

Uma deputada e dois deputados são candidatos na Capital mineira e outros quatro no interior
Primeiro turno das eleições municipais ocorrerá no dia 6 de outubro Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG
sexta-feira, 9 agosto, 2024

Concluídas as convenções partidárias, ficou definido que sete dos 77 parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) disputarão as eleições municipais de 2024.

São eles a deputada Bella Gonçalves (Psol) e os deputados Bruno Engler (PL)Mauro Tramonte (Republicanos), Coronel Sandro (PL)Douglas Melo (PSD)Fábio Avelar (Avante) e Leonídio Bouças (PSDB).

Três desses parlamentares estão na disputa em Belo Horizonte: Mauro Tramonte e Bruno Engler são candidatos a prefeito da Capital, enquanto a deputada Bella Gonçalves é candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG).

O deputado Leonídio Bouças é candidato a prefeito em Uberlândia (Triângulo Mineiro). Na Região do Rio Doce, o deputado Coronel Sandro disputa a prefeitura de Governador Valadares.

Na Região Central, o deputado Douglas Melo é candidato a prefeito do município de Sete Lagoas. No Centro-Oeste de Minas, Fábio Avelar disputa a prefeitura de Nova Serrana.

O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, poderá haver segundo turno no dia 27 de outubro. 

Este é o caso de Belo Horizonte e Uberlândia, considerados os municípios com deputados estaduais na disputa. Também poderão ter segundo turno as cidades de Contagem, Betim, Ribeirão das Neves (as três na Região Metropolitana de BH), Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas) e Uberaba (Triângulo Mineiro).

Até o dia 15 de agosto, partidos, coligações e federações ainda poderão solicitar o registro das candidatas e dos candidatos que concorrerão aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 2024. Por isso, poderá haver pequenas mudanças na lista de candidatos. O prazo final para a realização de convenções partidárias, entretanto, terminou em 5 de agosto.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até as 11 horas do dia 9 de agosto, havia 23.627 candidatas e candidatos registrados em Minas Gerais. O perfil de cada um pode ser consultado no sistema DivulgaCandContas.

A legislação não obriga que os deputados estaduais se licenciem dos mandatos para disputar os cargos de prefeito e vice-prefeito.

Perfis dos candidatos

Bruno Engler está em seu segundo mandato na Assembleia de Minas e é coordenador do Movimento Direita Minas, dedicado à promoção dos valores conservadores em Minas Gerais.

Mauro Tramonte também está em seu segundo mandato. É apresentador do programa Balanço Geral, da TV Record Minas, desde 2008. Além de jornalista, é bacharel em direito.

Bella Gonçalves está no primeiro mandato como deputada e já foi vereadora em Belo Horizonte. Cientista política e doutora pela UFMG, atua juntamente a movimentos sociais, ocupações urbanas, vilas e favelas, diversos segmentos de trabalhadores informais e contra a mineração predatória.

Leonídio Bouças é empresário, produtor rural, professor e médico. Está em seu sexto mandato na ALMG. Foi vice-presidente da Câmara Municipal de Uberlândia em 1989 e 1990, assumindo em 1991 a presidência do Legislativo municipal. Em 1992, tornou-se vice-prefeito de Uberlândia.

O deputado Coronel Sandro exerce o segundo mandato na ALMG e é militar da reserva da Polícia Militar. Na ativa, comandou a PM nas regiões de Governador Valadares e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri). Foi também diretor-executivo da Universidade Vale do Rio Doce (Univale) e da Fundação Percival Farquhar.

Em seu terceiro mandato parlamentar na ALMG, Douglas Melo é locutor da Rádio Musirama FM 92,1, emissora localizada em Sete Lagoas. Foi vereador no mesmo município. É formado em publicidade e propaganda.

Também em seu terceiro mandato no Parlamento mineiro, Fábio Avelar já foi vice-prefeito de Nova Serrana. É empresário calçadista há mais de 17 anos. Suas áreas de atuação prioritária são saúde, segurança, educação e esporte.

Com informações do site oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu