Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Justiça Eleitoral treinou 1,5 milhão de mesários para o 1º turno das Eleições Municipais de 2024

O treinamento foi realizado de forma on-line, na plataforma EaD e no app Mesários, e de maneira presencial pelos cartórios eleitorais
O prazo para o treinamento dos mesários terminou neste sábado (5), às 23h59. Foto: Divulgação TSE

Com informações do site oficial do Tribunal Superior Eleitoral

O prazo para o treinamento dos mesários terminou neste sábado (5), às 23h59. Ao todo, a Justiça Eleitoral treinou 1.516.027 mesárias e mesários para as Eleições Municipais de 2024.  

Desse total, 1.043.840 pessoas finalizaram o treinamento na plataforma EaD e no aplicativo Mesários, ambos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, 472.187 mesárias e mesários foram treinados de forma presencial até o dia 4 de outubro pelos cartórios eleitorais. 

Treinamento on-line e presencial 

O treinamento não é pré-requisito para a atuação na seção eleitoral, uma vez que eleitoras e eleitores na fila de votação podem ser convocados para atuar como mesários em caso de ausência, segundo o previsto no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).  

Funções 

A atuação das mesárias e dos mesários é fundamental para o fortalecimento da democracia e da cidadania. Além de reforçar a transparência e a legitimidade das eleições, as mesárias e os mesários auxiliam as eleitoras e os eleitores e contribuem ativamente para a eficiência do processo eleitoral.  

As funções desses colaboradores da Justiça Eleitoral vão desde controlar o fluxo na seção eleitoral, que começa com a chegada das eleitoras e dos eleitores e com a organização da fila, até a conferência de documentos de identificação das eleitoras e eleitores no caderno de votação. Eles também preenchem um documento chamado de ata da votação e da mesa receptora, no qual devem ser registradas todas as ocorrências observadas ao longo do dia da eleição. 

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu