Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

"Eu me sinto preparado para trabalhar ao lado do Mourão e mudar esse cenário que estamos vivendo"

Esta é a forma como o deputado estadual Coronel Sandro, pré-candidato a prefeito de Governador Valadares, se apresenta aos eleitores, falando da chapa puro-sangue que ele compõe com o ex-prefeito de Valadares, José Bonifácio Mourão
Coronel Sandro e Bonifácio Mourão: dois líderes políticos importantes que se colocam a serviço de GV. Foto: Divulgação

Jornal da Cidade GV - Qual é o cenário que se desenha para as eleições municipais de Valadares? Como se deu a sua pré-candidatura?

Coronel Sandro - O cenário apresentado até agora é de três pré-candidatos. É possível que tenha mais pré-candidaturas? Sim, nós temos um prazo longo para a definição de novos pré-candidatos. É possível que haja redução? Também. Só teremos essa confirmação mesmo quando as convenções acontecerem. Mas independente do que aconteça uma coisa é certa: vai ter PL nas eleições.

Jornal da Cidade GV - E a escolha do pré-candidato a vice-prefeito, Mourão? O que o eleitor pode esperar da chapa Coronel Sandro e Mourão?

Coronel Sandro  - O Mourão tem uma história de trabalho e dedicação à Valadares. É um político experiente, competente e que conhece cada canto dessa cidade, conhece os problemas da população. Ele já mostrou que ama Valadares e sabe trabalhar pela cidade. O eleitor pode esperar liderança, pulso firme, coragem e experiência para reconstruir nossa cidade, com propostas reais e trabalho sério.

Jornal da Cidade GV - A chapa do PL está completa?

Coronel Sandro - A chapa do PL, nós temos até um número maior de pretendentes a pré-candidatura de Vereadores. São nomes bons, todos com capacidade de eleição, são pré-candidaturas viáveis, alguns já foram testados e se saíram bem.

Jornal da Cidade GV - O Sr. está em seu segundo mandato de deputado estadual. Quais foram as principais pautas defendidas na Assembleia Legislativa?

Coronel Sandro - As principais pautas defendidas por mim enquanto parlamentar estadual foram a defesa da família e da vida, bem como a construção de uma sociedade justa e conservadora para todos os mineiros.

Dediquei-me também a causas valiosas, como a valorização, financiamento e representação das APAEs no legislativo estadual, e também da promoção de políticas públicas, bem como da conscientização dos impactos da obesidade em Minas Gerais, e dos gastos relativos à mesma.

Continuo defendendo, como um dos pilares de meu mandato, a valorização dos servidores públicos de nosso estado, sempre votando favorável a todo projeto que os tenham beneficiário, e também na construção de políticas públicas e legislação que tenham como resultado o fortalecimento da segurança pública estadual, um dos principais responsáveis no que se refere a proteção e segurança de todos os mineiros.

Jornal da Cidade GV - O que o Sr fez por Valadares enquanto deputado estadual?

Coronel Sandro - Desde a minha posse no ano de 2019, sempre atuei em várias frentes em prol de Governador Valadares, tanto diretamente quanto em apoio às instituições presentes no município.

No que se refere a destinação de emendas parlamentares, indiquei recursos para o município sempre em benefício do desenvolvimento municipal, da segurança pública, educação e saúde do Governador Valadares.

Atuei ainda em prol da duplicação da BR-381 no trecho entre Periquito, última cidade agraciada pela duplicação, e Governador Valadares, que ficou sem a duplicação por meros 70 quilômetros.

Infelizmente, ainda hoje, seguimos trabalhando e lutando por todo o trecho abandonado pelo governo federal, que está parado por falta de empresas interessadas em assumir a concessão.

Na saúde, através do governo do Estado, conseguimos recursos de R$ 10 milhões para a construção de cinco novas UBS’s sendo quatro em bairros carentes como o bairro JK III, Mirante da Rocha e Córrego Cardoso, além do Alto Esplanada.

Durante a Pandemia todo mundo brigava por leitos de UTI, conseguimos junto ao secretário estadual de saúde 10 leitos para o Hospital Regional e depois conseguimos mantê-los habilitados pós-covid.

Dediquei minha atuação parlamentar ainda para pautas de segurança pública na região, tratando através dos ritos legislativos da doação do antigo fórum de Governador Valadares para uso da Polícia Civil no município, da implantação de base do Serviço de Suporte Aéreo Avançado de Vida do Estado de Minas Gerais - SAAV-MG, com sede em Governador Valadares, para atender toda a região leste de Minas Gerais, bem como medidas relacionadas a irregularidades na Centro Socioeducativo Municipal, no ano de 2019, através de denúncias que chegaram até a mim.

Em conversa direta com a Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, tratei da possibilidade da implantação de uma unidade no município e da inclusão do contorno ferroviário da região de Governador Valadares no Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais. Minhas motivações sempre foram além do desenvolvimento municipal e regional de Governador Valadares, do fortalecimento do município como pólo regional do leste de minas e como um dos principais pólos econômicos de nosso estado.

Jornal da Cidade GV - O Sr teve uma participação importante na implantação da base do SAMU aqui em Governador Valadares. Fale um pouco desse trabalho.

Coronel Sandro - Tudo começou na primeira semana de mandato em 2019, quando o diretor administrativo do Consurge, Narcélio pediu nossa ajuda.

Na época, o Consurge tinha duas ambulâncias paradas e sem habilitação pelo estado e federal. Há quatro anos passava de gabinete em gabinete pedindo ajuda e sendo ignorado.

Imediatamente acionei o Francisco, que na época era o número dois do ministro da saúde Mandetta. Depois de um trabalho que incluiu reuniões com a secretária de Estado de saúde, além do Ministério da Saúde, pagamento de dívidas com o governo federal conseguimos habilitar o serviço no âmbito estadual e federal.

Na época, muitas cidades que fazem parte do Consurge, começaram a desenvolver ações e participar.

O serviço ficou habilitado para 52 municípios do Vale do Rio Doce. Logo veio o grito do Vale do Aço querendo participar também e conseguimos novamente expandir. Após esse trabalho de fortalecimento e expansão, vários SAMUs nos procuram até hoje quando precisam de alguma ajuda.

Jornal da Cidade GV - Nesta semana, nós tivemos a votação pelo reajuste salarial dos servidores da segurança pública. O Sr votou contra ou a favor?

Coronel Sandro - Votei favorável ao reajuste dos servidores públicos e dos profissionais da segurança pública nos dois turnos e também votei favorável às emendas que propõem um reajuste mais justo em 10,67%. Infelizmente, nós fomos derrotados. Não tivemos votos suficientes para aprová-las.

As perdas inflacionárias foram muito maiores, o reajuste em pouco mais de 4,62%, foi extremamente insatisfatório, não estaríamos satisfeitos nem mesmo com a adequação em 10,67%, pois as perdas inflacionárias da segurança pública acumuladas estão em torno de 40%.

Estarei sempre ao lado do serviço público, principalmente aqueles da segurança pública, enquanto eu estiver na vida pública.

Jornal da Cidade GV - Quais são os principais problemas da cidade hoje e que, caso o Sr seja eleito prefeito, irá priorizar para solucionar em seu mandato?

Coronel Sandro - Entra prefeito, sai prefeito, e a cidade continua dividida. As pessoas se sentem invisíveis e abandonadas por quem deveria cuidar delas.

De um lado nós temos o Centro, onde as ruas são pavimentadas e varridas todos os dias; do outro, os bairros mais periféricos, onde os moradores convivem diariamente com a lama e a poeira.
Hoje, a saúde de Governador Valadares clama por socorro.

Tem gente esperando há mais de anos por uma cirurgia, isso é inaceitável. Precisamos de uma vez por todas cuidar das pessoas oferecendo um serviço digno.

É urgente ampliar e melhorar o atendimento na saúde, zerar filas de exames, consultas e reduzir tempo de espera das pessoas por uma cirurgia.

O Hospital Municipal precisa ser priorizado, há relatos de que falta até mesmo dipirona. Equipar, reformar e devolver ao hospital sua capacidade técnica será nossa prioridade. Precisamos levar a saúde para os bairros, ampliando os postos de saúde, colocando bons equipamentos e médicos.

Outra realidade em Valadares que não podemos fugir são as cracolândias e são várias espalhadas pela cidade.

Será uma prioridade cuidar dos dependentes químicos oferecendo tratamento especializado e acabar com as cracolândias espalhadas no centro e nos bairros.

O cidadão valadarense merece ser respeitado e ter seus direitos garantidos. Não podemos admitir um bairro há 15 dias sem água na torneira. Se o contrato obriga a entrega de água pela empresa, nós vamos fiscalizar por que essa água não está chegando até as casas das pessoas.

Da mesma forma que vamos fiscalizar a empresa de ônibus, o hospital municipal e vários outros problemas que a cidade vem enfrentando. Sem conchavos políticos, vamos trabalhar para devolver a dignidade ao cidadão valadarense.

Jornal da Cidade GV - Fique a vontade para deixar um recado para os leitores do Jornal da Cidade.

Coronel Sandro - Quero agradecer ao Jornal pela entrevista e, mais uma vez, dizer que, depois de todos esses anos de vida pública, eu me sinto preparado para trabalhar ao lado do Mourão e para mudar esse cenário que estamos vivendo. A política de conchavos em Valadares merece um basta, e nós vamos arregaçar as mangas para construir uma cidade próspera, desenvolvida e cheia de esperança.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu