A série de entrevistas do Jornal da Cidade GV teve a produção de Bruno Argolo, pauta de Gi Xavier, discutida com a equipe de redação, edição de Tim Filho e Luciana Gross. As questões foram comuns a todos os candidatos, que responderam a todas elas com tranquilidade.
"Eu, como sendo do Hospital Bom Samaritano, já fiz o Complexo do Hospital Samaritano, vou cuidar da saúde, vou cuidar muito bem do Hospital Municipal, que será referência tal como é o Hospital Bom Samaritano." Renato do Samaritano
GI Xavier - Sr. Renato, de forma mais aberta a pergunta, quais suas propostas para melhorar o sistema de saúde em Governador Valadares?
Renato do Samaritano- Olha, eu sou o Renato do Samaritano, eu tenho esse nome porque passei 38 anos da minha vida me dedicando a saúde, me dedicando as pessoas, cuidando das pessoas com câncer, cuidando das pessoas cardíacas e assim por diante. Então nós vamos fazer um trabalho muito bom na saúde. Por exemplo: nós vamos construir mais duas UPA's em Governador Valadares, uma no bairro Santa Rita e uma outra em local ainda a definir. Também vamos fazer um mutirão de cirurgias, que vai existir sempre, já que cirurgias eletivas sempre serão necessárias, faremos em janeiro, logo no início. Também vamos fazer a gestão política para terminar o Hospital Regional, que é muito importante para o sistema de urgência e emergência de Governador Valadares, e nós temos as condições políticas. Nós temos o Deputado Federal Euclydes Pettersen, o Deputado Estadual Enes Cândido, Senador Cleitinho, o governador do Estado e o vice-governador. Então, nós vamos trabalhar para que esse hospital seja concluído, há 12 anos que não se consegue finalizar, mas nós vamos trabalhar para que ele volte a funcionar a todo vapor, para beneficiar nossa cidade e região. Nós também vamos trabalhar a Unidade Básica de Saúde, nós vamos mandar entregar o medicamento em casa, aquele remédio de uso contínuo, para diabete, coração e assim por diante, aí nós vamos saber se a pessoa está tomando o remédio, o agente comunitário de saúde vai levar esse medicamento em casa, nós teremos um controle melhor e um cuidado mais especial as pessoas da nossa cidade.
Gi Xavier- Renato do Samaritano, o tema agora é Educação. Quais as principais propostas para a pauta da Educação? Há planos para o Esporte? Projetos já existentes no município serão mantidos, como por exemplo, Escola Bilíngue? Quais ações serão implementadas para valorização dos profissionais da educação?
Renato do Samaritano- Veja, é claro que tudo aquilo que deu certo, nós vamos manter funcionando. Por exemplo, a Escola Bilíngue, que tem uma parceria com o governo dos Estados Unidos, desde a creche até os 6 anos do Ensino Fundamental, nós vamos manter. Nós também vamos trabalhar com muita dedicação na valorização dos professores. O professor precisa ser valorizado. Nós vamos trabalhar para viabilizar o pagamento do Piso Nacional, isso é muito importante para que o professor se sinta seguro com suas condições salariais. Nós vamos melhorar também o ambiente de trabalho do professor, precisa ter um ambiente mais saudável, rever a questão do número de alunos em sala de aula, para que os professores não fiquem muito estressados, mas eu quero que eles cuidem bem das nossas crianças, do Ensino Fundamental, por exemplo, da creche, nós vamos estender o horário da creche até as 17 horas, porque as mães precisam ter mais tempo para poder buscar seus filhos na escola. Nós vamos também trabalhar na área do Esporte, inclusive, nós vamos separar o Esporte da Cultura, porque queremos dedicar exclusivamente ao Esporte, e se Deus quiser, mandar um valadarense para as Olimpíadas, como já aconteceu anteriormente, quando enviamos o Cuattrin para as Olimpíadas, e assim nós vamos criar uma juventude sadia e saudável. Nós também vamos priorizar a escola lá do bairro Penha, escola que funciona no Distrito Industrial, nós vamos levar essa escola lá para o bairro Penha, tem escola estadual, vamos trabalhar junto ao governo de Minas, para que a escola estadual que está dentro do Distrito Industrial possa ser construída lá no bairro Penha e assim, vamos dar mais segurança as famílias, mais tempo para as famílias, porque a distância é muito longa, e no Distrito Industrial, tem um conflito de pedestre com caminhão. Então, nós vamos trabalhar a Educação, dedicar, porque também já fui professor, e sei da importância do professor e sei a importância dos alunos de receber um bom ensino.
Gi Xavier- Próximo tema é Segurança. Sabemos que Segurança Pública é responsabilidade do Estado, porém, quais ações serão tomadas em seu governo para aumentar a segurança em Governador Valadares? Como pretende combater a criminalidade e a violência dentro das condições que o município pode fazer?
Renato do Samaritano - Olha, Segurança, como você bem disse, é dever do Estado. mas é responsabilidade de cada um de nós, nós temos que primeiramente proteger o nosso patrimônio, dentro de casa, ter segurança em nossas próprias residências, nós também vamos iluminar a cidade melhor, colocar mais iluminação nas ruas, colocar o Olho Vivo para poder fazer uma vigilância permanente, em toda a cidade em seus pontos mais críticos. Já conversamos com o comandante do Sexto Batalhão, e ele vai colocar o bike patrulha, que é o militar de bicicleta na rua, além da patrulha móvel, dessa forma, nós vamos trazer mais tranquilidade e segurança. Agora, nós também temos que trabalhar a juventude. Nós temos que livrar a juventude das drogas, já que a droga traz muita criminalidade para a nossa cidade, nós vamos trabalhar com a juventude, levá-los para praticar um esporte, como eu disse anteriormente. Valadares precisa ser bem cuidada, e ser bem cuidada também vale para a Segurança, também é nossa responsabilidade, e eu penso que as entradas da cidade precisam ser mais bem patrulhadas pela polícia, porque a polícia militar tem um efetivo menor do que o necessário, o Governador Zema precisa completar o número de policiais de rua, fazer novos concursos, então nós vamos viabilizar isso politicamente conversando com o governo de Minas, para que Valadares seja prestigiada com mais policiais aqui e ter uma segurança melhor, já que Segurança é um tema que envolve toda a comunidade, as Associações de Bairro. Temos que discutir a segurança no trânsito também, porque nós temos muitos acidentes de trânsito, e a segurança no trânsito é extremamente importante, como por exemplo, Educação para o Trânsito, para evitar que haja problemas na nossa cidade.
Gi Xavier- Próximo tema é Infraestrutura. Renato do Samaritano, quais as propostas de Infraestrutura para o município de Governador Valadares?
Renato do Samaritano - Nós vamos dar continuidade as obras de pavimentação. Nós estamos ouvindo falar de candidatos que dizem que vão diz que refazer tudo e nós não podemos fazer isso. A cidade precisa ter todas as ruas pavimentadas e ainda faltam 232 ruas. Nós vamos cuidar da licitação do lixo e da limpeza urbana, vamos fazer essa licitação de modo transparente, lá na B3, na Bolsa de Valores, para que seja uma licitação tranquila e possa trazer benefícios para a nossa cidade. Nós também vamos construir uma ponte, pense bem, uma ponte que vai ligar o lado de lá região da Ibituruna do lado de cá da região do bairro São Tarcísio, ali pertinho do Colégio Presbiteriano, porque nós vamos desviar o fluxo de automóveis, de fluxo de automóveis leves para aquela região, desafogando o fluxo da Rua Israel Pinheiro, JK, Av. Brasil. A pessoa vai chegar diretamente no centro da cidade, podendo acessar todos os bairros que fica logo depois da Catedral, como os bairros São Pedro e Sir e assim por diante. Nós vamos cobrar da nova concessionária de Água da cidade, a Aegea, que ela faça realmente a Estação de Tratamento de Esgoto, porque nós coletamos o esgoto mas não fazemos o tratamento desse esgoto, e nós vamos cobrar dela sistematicamente, fiscalizando esse contrato, para que ela faça essa Estação de Tratamento de Esgoto tão importante para a nossa cidade. Essas obras de infraestrutura são importantes, já que aumentam o valor da arrecadação do ICMS, quando se tem o esgoto tratado, são mais recursos também para a cidade. É uma cidade mais saudável. Vamos melhorar as estradas rurais, os distritos e os povoados, melhorando as estradas e pontes, se Deus quiser, vamos fazer um bom trabalho.
Gi Xavier- Próximo tema da nossa série de entrevistas é Mobilidade Urbana. Sr. candidato, uma cidade e crescimento sempre começa a apresentar problemas de mobilidade urbana. Quais as propostas do candidato para constantemente melhorar o trânsito e o transporte público do município?
Renato do Samaritano - Olha, um dos principais problemas que a comunidade enfrenta é o transporte coletivo, e nós temos em Valadares um transporte coletivo que tem uma concessão que vai durar mais 25 anos, é um contrato que tem que continuar mantendo. Agora, tem que fiscalizar esse contrato, por exemplo, lá no contrato tá dizendo que a frota tem que ser renovada de 5 em 5 anos, nós vamos cobrar, para que de 5 em 5 anos a frota seja renovada com novos ônibus para transportar os usuários. Nós também vamos fazer com que nos pontos de ônibus tenha os abrigos, para que as pessoas possam ficar aguardando o ônibus, e eles (a empresa) tem que cumprir o horário. Vamos fazer um trabalho junto a empresa para que haja mais linhas e disponibilidade de horário para os usuários, já que a reclamação é essa, que muitas vezes o horário termina as 22 horas e a pessoa trabalha a noite e precisa voltar para a casa, então nós temos que estender esse horário, para prestigiar essas pessoas que trabalham a noite, como enfermeiros, cozinheiros, restaurante etc, aí a gente melhora muito a mobilidade. Nós vamos fazer uma avenida, ali atrás do Colégio Presbiteriano, passando pelo Clube Filadélfia, saindo ali na Rua Prudente de Morais, vai melhorar bastante o fluxo naquela região, além daquilo que eu falei anteriormente, da ponte, que vai ligar a cidade, o lado de lá da região da Ibituruna ao lado de cá do bairro São Tarcísio, perto do Morro do Urubu. Vai ser uma ponte que vai resolver muito a situação da Mobilidade Urbana de Governador Valadares. Vamos trabalhar também a questão de colocar ar-condicionado nos ônibus. Valadares é um a cidade quente e precisa ter pelo menos um ar-condicionado para aliviar o calor do usuário. Assim, teremos uma Valadares muito melhor.
Gi Xavier- Passando para as considerações finais, eu pergunto ao candidato: Porque o Valadarense deve votar no Renato do Samaritano?
Renato do Samaritano - Porque eu estou preparado para ser o prefeito dessa cidade. A cidade precisa do meu trabalho e eu quero dar todo o meu empenho e todo o meu esforço a favor de Valadares. Valadares é uma cidade que eu gosto, que eu amo, que eu estudei, trabalhei, fiz curso superior aqui, criei meus filhos, eu tenho raízes aqui nessa cidade. Estou muito bem preparado, eu acabei de fazer um curso de pós-graduação em Gestão, Segurança do Paciente e Humanização pela PUC-Minas, e fiz esse curso pensando em continuar trabalhando, tenho muita disposição. Olha, eu faço academia 4 vezes por semana, estou em forma, bem preparado mesmo. Valadares precisa do meu serviço, eu sou o mais preparado de todos os candidatos que estão aí, eu falo isso com convicção. Valadares vai ser bem melhor com a nossa gestão. Nós vamos fazer uma gestão exemplar. Eu fui vereador, fui presidente de Câmara Municipal, eu conheço o poder legislativo, fui secretário de saúde, eu conheço a secretaria de saúde e irei fazer o melhor para Governador Valadares. Eu, como sendo do Hospital Bom Samaritano, já fiz o Complexo do Hospital Samaritano, vou cuidar da saúde, vou cuidar muito bem do Hospital Municipal, que será referência tal como é o Hospital Bom Samaritano. Quero pedir o seu voto, vote no 10, vote pra valer, vem com o 10!