A série de entrevistas do Jornal da Cidade GV teve a produção de Bruno Argolo, pauta de Gi Xavier, discutida com a equipe de redação, edição de Tim Filho e Luciana Gross. As questões foram comuns a todos os candidatos, que responderam a todas elas com tranquilidade.
"Queremos garantir uma administração participativa, transparente, e é por isso que nós estamos dizendo, eu e Dr. Luciano, queremos governar diferente para cuidar da nossa gente, melhorando a qualidade de vida da nossa população." Leo Monteiro
GI Xavier - Leo Monteiro, de forma mais aberta a pergunta, quais suas propostas para melhorar o sistema de saúde em Governador Valadares?
Leo Monteiro - Olha, o sistema de saúde de Valadares está crítico, precisamos reestruturar todo o sistema de saúde pública do nosso município. É por isso que convidei o Dr. Luciano, que é médico, militante, tem uma dedicação toda especial a saúde pública do nosso município, como profissional, como médico, para ser o nosso vice-prefeito. Nós queremos reestruturar toda Atenção Básica, reestruturar as Unidades Básicas de Saúde, os postos de saúde, reconstruir e recuperar o nosso Hospital Municipal, nós temos que colocar o nosso Hospital Municipal, colocá-lo em condição plenamente de atender a população de Governador Valadares. Já temos também uma discussão acertada com o Ministério da Saúde, com a nossa ministra da Saúde, Nísia Trindade, pra gente poder criar e instituir mais um Hospital aqui em Valadares, um Hospital Universitário, que é público e financiado pelo Governo Federal, para poder atender a demanda universitária, nós temos duas universidades, uma comunitária, que é a Univale, com todos os cursos na área da saúde, inclusive o curso de Medicina, que eu trouxe aqui para Valadares, e tem também a nossa Universidade Federal, com quase todos os cursos da área da saúde, inclusive o curso de Medicina. Portanto, há uma demanda, do Hospital Universitário, nós vamos trazer uma parceira do governo municipal e com o governo federal do presidente Lula, para cobrir essa demanda de saúde que tem aqui nas Universidades, sobretudo também atender a nossa população, reforçando a educação pública de qualidade para atender a população de Valadares. Nós queremos criar o Programa Remédio em Casa, onde as pessoas terão remédio no posto de saúde e com equipes levando medicamento na casa das daquelas que tem dificuldade de locomoção. Vamos ter também o Programa Médico Noturno, onde as pessoas que trabalham até mais tarde poderão chegar em casa a noite e ir até um posto de saúde que funcionará até as 22 horas.
Gi Xavier- Leo Monteiro, o tema agora é Educação. Quais as principais propostas para a pauta da Educação? Há planos para o Esporte? Projetos já existentes no município serão mantidos, como por exemplo, Escola Bilíngue? Quais ações serão implementadas para valorização dos profissionais da educação?
Leo Monteiro - A Educação é uma política pública importante, reconheço que de todas as políticas públicas, a Educação é a mais democrática, ela nos iguala, para nós será uma prioridade. Nós queremos recuperar em Valadares a Escola em Tempo Integral, para voltar a funcionar até as 17 horas, para ficar compatível com o horário que as pessoas trabalham, para pegar o filho ou a filha na escola. Nós queremos também reestruturar as creches e a escola infantil, para poder garantir que os filhos fiquem na escola, seja nas creches, seja na Escola em Tempo Integral. Isso garante também segurança para os pais e as mães, que terão certeza de onde seus filhos se encontram. Vamos trabalhar também essa questão da Cultura e do Esporte na escola, de forma integrada, pode levar esporte, lazer e cultura também para a escola, principalmente a de Tempo Integral, tornando o ambiente educacional um espaço motivante, com as crianças tendo vontade de ir para a escola, diferente dos dias de hoje, em que a maioria das crianças vão para a escola praticamente forçadas. Nós queremos criara um ambiente agradável para que as crianças sejam estimuladas e permanecer na escola, valorizando também os profissionais da educação, para que eles possam estar motivados, promovendo uma escola de qualidade para a nossa população.
Gi Xavier- Próximo tema é Segurança. Sabemos que Segurança Pública é responsabilidade do Estado, porém, quais ações serão tomadas em seu governo para aumentar a segurança em Governador Valadares? Como pretende combater a criminalidade e a violência dentro das condições que o município pode fazer?
Leo Monteiro - Olha, sou testemunha disso agora como candidato, trabalhando inclusive no nosso plano de governo, durante a pré-campanha, nós detectamos que um dos maiores problemas da nossa cidade é a Segurança, nós queremos enfrentar essa questão com muita responsabilidade e seriedade, chamar e cobrar inclusive, do governo do Estado, para cumprir o seu dever, no caso de Governador Valadares. No Sexto Batalhão, por exemplo, tem só 400 policiais, para atender Valadares e as cidades da região, temos que colocar mais policiais na cidade. Como prefeito, vou cobrar do governo do Estado e estou disposto a fazer uma parceria para que tenhamos mais policiais nas ruas de Governador Valadares. Também vamos criar um programa de câmeras de monitoramento em outros setores que ainda não tem, ou seja, garantir um município com segurança e que a população de Valadares tenha tranquilidade de morar aqui. Vamos realizar trabalhos, como a Escola de Tempo Integral, garantindo às crianças em espaços de lazer, cultura, tirando essas crianças da situação de risco, como se encontram hoje, promovendo também espaços de intercâmbio entre uma secretaria e outra.
Gi Xavier- Próximo tema é Infraestrutura. Leo Monteiro, quais as propostas de Infraestrutura para o município de Governador Valadares?
Leo Monteiro - Na construção do nosso programa de governo, que construímos com vários partidos, de forma participativa, ouvindo toda a população, nós procuramos discutir com todos os setores da sociedade, inclusive de infraestrutura, percebemos que é o grande problema da nossa cidade. Até na parte central da nossa cidade, não tem drenagem, principalmente os bairros, que estão desatendidos, a periferia, nos bairros mais amorrados, precisa de escadaria, pessoas com dificuldade de acessibilidade, e isso se estende também aos distritos. Portanto, nós vamos criar um programa de recuperação de ruas, de encostas, de pavimentação de estradas rurais, pra gente pavimentar todos os distritos, tendo o asfalto mais próximo, ou seja, garantido condições que a população que mora na zona rural possa ter, mesmo na época das chuvas, atendimento médicos, as crianças poderem ir a escola, o que no período de chuvas prejudica muito o transporte escolar. Estamos preocupados também com a questão das enchentes, por isso vamos criar o Programa Chove Chuva, onde boa parte da nossa cidade é atingida pelas enchentes, queremos dar mais atenção , um atendimento a essa população que é chamada de ribeirinha, que mora nos bairros atingidos por enchentes, que sejam bem atendidas, avisadas e socorridas. Daremos uma atenção toda especial, fazendo uma infraestrutura humanizada, governar diferente para cuidar da nossa gente.
Gi Xavier - Próximo tema da nossa série de entrevistas é Mobilidade Urbana. Sr. candidato, uma cidade em crescimento sempre começa a apresentar problemas de mobilidade urbana. Quais as propostas do candidato para constantemente melhorar o trânsito e o transporte público do município?
Leo Monteiro - Olha, a mobilidade urbana é um problema sério em Valadares. Além das próprias ruas, também temos que pensar nas calçadas, para que as pessoas tenham condição de transitar e caminhar, principalmente as pessoas que tem dificuldade de locomoção, pessoas especiais, cadeirantes, mas também, a grande preocupação é com o transporte coletivo. Nossa cidade é bem espalhada, portanto, tem distâncias longas entre um bairro e outro, então, a grande questão hoje é humanizar o sistema de transporte público da nossa cidade. Eu defendo a Tarifa Zero, criar condições para que as pessoas possam andar de ônibus, estimular o transporte coletivo, sem dúvida nenhuma facilita e melhora o trânsito no perímetro urbano da nossa cidade. A Tarifa Zero também cria condições para que a aquelas pessoas que não podem pagar a passaginha poder também se locomover da sua casa para o trabalho, para procurar emprego ou visitar um parente. Hoje o que testemunhamos, ouvindo as pessoas e durante a construção do nosso programa de governo, é que as vezes uma pessoa tem um filho especial, essa pessoa teria que pagar a própria passaginha e a do filho especial. Então, essa pessoa acaba não saindo de casa, não tendo condições de visitar um irmão ou irmã que mora em outro bairro. Portanto, nós queremos garantir através do Fundo Municipal de Transporte de também do orçamento a Tarifa Zero, criando as condições para humanizar o transporte público da nossa cidade de Governador Valadares.
Gi Xavier - Passando para as considerações finais, eu pergunto ao candidato: Porque o Valadarense deve votar em Leo Monteiro?
Leo Monteiro - Eu quero agradecer a oportunidade, eu e Dr. Luciano discutimos muito, construindo um plano de governo de forma participativa, ouvindo a população de Governador Valadares, seguindo o exemplo do Prefeito João Domingos Fassarella, que quando foi prefeito, exerceu o mandato realizando o Orçamento Participativo e agora, nós podemos inclusive ampliar, com o advento da Internet, podemos ter uma administração transparente, com a população nos acompanhando. Queremos garantir uma administração participativa, transparente, e é por isso que nós estamos dizendo, eu e Dr. Luciano, queremos governar diferente para cuidar da nossa gente, melhorando a qualidade de vida da nossa população Peço seu voto. Vote 13, vote Leo Monteiro e Dr. Luciano.