Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Entrevista Coronel Sandro

"A nossa gestão vai estar voltada de fora para dentro e para os mais vulneráveis, pessoas com deficiência, autistas, mulheres, principalmente mulheres que são chefes de família. Governador Valadares vai ser feliz de novo na nossa gestão." Coronel Sandro
O candidato Coronel Sandro cumprimentou o diretor do Jornal da Cidade GV, Bruno Argolo, ao fim da entrevista. Foto: Ana Flavia Tragino JC
domingo, 15 setembro, 2024

A série de entrevistas do Jornal da Cidade GV teve a produção de Bruno Argolo, pauta de Gi Xavier, discutida com a equipe de redação, edição de Tim Filho e Luciana Gross. As questões foram comuns a todos os candidatos, que responderam a todas elas com tranquilidade.

"A nossa gestão vai estar voltada de fora para dentro e para os mais vulneráveis, pessoas com deficiência, autistas, mulheres, principalmente mulheres que são chefes de família. Governador Valadares vai ser feliz de novo na nossa gestão." Coronel Sandro

GI Xavier - Coronel Sandro, de forma mais aberta a pergunta, quais suas propostas para melhorar o sistema de saúde em Governador Valadares?

Coronel Sandro - É importante ressaltar que os serviços públicos de saúde em Governador Valadares, estão um caos total. A saúde em Governador Valadares está na UTI. Nos últimos tempos, as unidades públicas de saúde foram sucateadas, em detrimento de unidades privadas, não que á saúde privada de saúde não seja importante, é sim, mas não é necessário sucatear um serviço público importante para beneficiar outros, eles podem coexistir, funcionando muito bem juntos. A nossa proposta prevê a recuperação dos serviços públicos de saúde. Por exemplo: os postos não funcionam adequadamente, não há um serviço de atendimento médico estendido por 24 horas. Nós vamos fazer isso em alguns postos de saúde estratégicos. Não há atendimento adequado da mulher que precisa do atendimento médico. Dentro do nosso programa, nós vamos criar o Programa Mulheres Valadarenses, a Casa Rosa, aquela clínica especializada no atendimento a mulher, lá onde ela vai encontrar e fazer todos os exames, como por exemplo o pré-natal, tem mulheres em Governador Valadares que não fazem o pré-natal e puxado por Governador Valadares, os índices da macrorregião, de mortalidade materno-infantil, são altíssimos, um dos maiores de Minas Gerais. Nós vamos corrigir isso. Todas as mulheres em Valadares farão o pré-natal e olha, se for necessário, nós vamos ampliar no Hospital Municipal numa unidade ou criar outra. É a nossa intenção ter um hospital especializado e de alta complexidade para o tratamento do câncer. Em suma, nós vamos transformar a saúde para muito melhor, as pessoas carentes sofrem e precisam muito.

Gi Xavier- Coronel Sandro, o tema agora é Educação. Quais as principais propostas para a pauta da Educação? Há planos para o Esporte? Projetos já existentes no município serão mantidos, como por exemplo, Escola Bilíngue? Quais ações serão implementadas para valorização dos profissionais da educação?

Coronel Sandro - A Educação é uma das maiores prioridades do nosso governo. O que a gente percebe é que também a Educação está malcuidada. Se pegarmos o IDEB de Governador Valadares fica nem entre as 300 melhores cidades de Minas Gerais. A nossa pretensão é: criar modelos de escolas cívico-militares igual o Colégio Tiradentes, para atender parte da população e nós vamos sustentar o nosso programa educacional em três pilares: disciplina, segurança e qualidade. Olha, os pais e as mães que ficam preocupados com seus filhos na escola, no nosso governo não vão ficar não, porque nós vamos ter um programa de segurança para proteger as crianças. Sobre a Escola Bilíngue, sim, nós vamos manter o que for bom, são poucas coisas, mas nós manteremos e vamos buscar os melhores modelos de educação do Brasil e vamos trazer, porque temos que aproveitar e apropriar-nos da boa experiência. Não é preciso inventar a roda, não, é só buscar onde o modelo está funcionando bem, e nós vamos trazer a experiência para implantar em Governador Valadares. Uma coisa você pode ter certeza: a educação em Governador Valadares não mais será a mesma, e porque nós devemos fazer isso? Porque as crianças e adolescentes precisam de nós, e com um detalhe: as creches, nós vamos estender o horário de atendimento até as 18 horas ou até as 19 horas se for preciso. E se for necessário contratar mais profissionais, nós contrataremos. E é claro que na escola, há um vínculo com o esporte, que é um programa todo específico que nós temos para fomentar o esporte em Governador Valadares.

Gi Xavier- Próximo tema é Segurança. Sabemos que Segurança Pública é responsabilidade do Estado, porém, quais ações serão tomadas em seu governo para aumentar a segurança em Governador Valadares? Como pretende combater a criminalidade e a violência dentro das condições que o município pode fazer?

Coronel Sandro - Olha, o valadarense está desprotegido. E não é por culpa da Polícia Militar nem da Civil, da Polícia Penal, nem dos Bombeiros, nem dos Agentes Socioeducativos. O ambiente de criminalidade que se instalou em Governador Valadares, merece uma atenção maior e especial e o município pode fazer isso e não estão fazendo. No nosso governo, e de segurança eu entendo, nós vamos, primeiro, ampliar o convênio que o município tem com as forças de segurança, nós vamos aumentar os valores para a aquisição de equipamentos, viaturas e a até armamentos que as polícias precisarem. Nós vamos ampliar o serviço de videomonitoramento, porque toda a área monitorada por câmeras é uma ação preventiva e naquele ambiente a criminalidade tem uma queda enorme, nós vamos estender isso por toda a cidade. Nós vamos criar a guarda municipal, que vai atuar junto com as polícias para dar proteção ao povo do Governador Valadares, protegendo os bens e os serviços, os logradouros aqui da nossa cidade, principalmente nas escolas, com as nossas crianças. E vamos incrementar algum programa (se é que existe por parte do município), para as comunidades mais vulneráveis, onde a criminalidade é um problema maior, mas nós vamos criar outros, associados ao esporte, aumento de renda, para tirar o jovem daquele pensamento ou situação que pode levá-lo a criminalidade. O certo é que no governo de Coronel Sandro e Mourão, o valadarense vai ser protegido como nunca foi anteriormente, porque o cuidar do povo de Valadares nós sabemos e vamos fazer.

Gi Xavier- Próximo tema é Infraestrutura. Coronel Sandro, quais as propostas de Infraestrutura para o município de Governador Valadares?

Coronel Sandro -  A gente observa que a infraestrutura terrestre é precária, principalmente nos bairros mais periféricos, onde as pessoas sofrem mais. Essas pessoas não tem ruas calçadas, não tem água encanada, as vezes falta rede de esgoto e agente percebe que as moradias das pessoas são indignas. Então nós temos que fazer um programa que iremos adotar que é aquele de fazer a infraestrutura de Governador Valadares de fora para dentro, nós vamos começar dos bairros até as áreas centrais que serão muito bem cuidadas também. Mas nós temos uma dívida com as pessoas que moram nos bairros também. Nós vamos ter um programa de revitalização das praças públicas, nós vamos ter um programa de reconstrução e auxílio de moradias que são indignas, um programa de reurbanização, porque tem muitas áreas em Governador Valadares que não são adequadas para as pessoas ali viverem. É indigno, nós vamos corrigir, e reurbanizar muitas áreas aqui em Governador Valadares e naturalmente, cuidar daquela infraestrutura terrestre que já existe, ruas calçadas, manutenção, das ruas asfaltadas. Essa infraestrutura é importante, nós temos mais de 270 mil habitantes, e transitam pessoas a pé e em seus veículos e nós vamos alterar e modificar a arquitetura urbana de Governador Valadares, para muito melhor, exatamente porque nós ainda estamos com uma arquitetura do século passado. Nós vamos levar Governador Valadares para o século XXI.

Gi Xavier - Próximo tema da nossa série de entrevistas é Mobilidade Urbana. Sr. candidato, uma cidade e crescimento sempre começa a apresentar problemas de mobilidade urbana. Quais as propostas do candidato para constantemente melhorar o trânsito e o transporte público do município?

Coronel Sandro - Uma das coisas que nós vamos fazer é acabar com a indústria da multa em Governador Valadares. Chega a ser extorsivo, o valadarense não vai mais sofrer com isso. Em relação ao transporte público, pois há um contrato em vigor com a atual concessionária e nós temos que fiscalizar. Lembrando que esse contrato foi assinado no governo do PT, da Elisa Costa, por 20 anos e foi prorrogado pelo atual governo por mais 20 anos. As pessoas reclamam muito, já que o atendimento deixa muito a desejar, não tem ônibus na hora certa, faltam ônibus em determinadas linhas, ônibus sujos, superlotados em determinados horários. Tem uma lei que exige um percentual de ônibus com ar- condicionado, se depender de mim, seriam todos os ônibus, isso não acontece e nós vamos cobrar, vai haver uma fiscalização rigorosa e será o melhor transporte público para o povo de Valadares e nós vamos, naturalmente, preparando a sinalização, as ruas, porque, a cada ano, o volume de veículos vai aumentando, e fica difícil viver numa cidade que foi projetada para uma determinado número de veículos e a cada ano os veículos aumentam. Nós temos que encontrar as soluções para isso. O certo é que nenhum dos problemas ficará sem ser encarado com muita coragem pra gente resolver, nós vamos fazer isso. Então, valadarense, nós vamos dar a você um transporte coletivo com muita qualidade, por que se a empresa não cumprir o que está pactuado no contrato, nós vamos fiscalizar, vamos aplicar multas e se for o caso, o extremo de romper o contrato e trazer outra empresa.

Gi Xavier -  Passando para as considerações finais, eu pergunto ao candidato: Porque o Valadarense deve votar no Coronel Sandro?

Coronel Sandro - Nós merecemos o voto do povo de Valadares porque a nossa proposta é transformadora, é uma proposta que vai fazer com que Governador Valadares seja o melhor lugar pra gente viver. Temos propostas para melhorar todas as áreas e sabemos fazer. Tenho o vice que é o Mourão, ex-prefeito por dois mandatos, o maior realizador de obras dessa cidade. Nós não podemos permitir que um grupo aí que quer chegar a Prefeitura, que há 20 anos ou mais, comanda a saúde de Governador Valadares, por isso que a saúde está esse caos total. Tem um outro que quer voltar que participou do maior esquema de corrupção com a Operação Mar de Lama, durante a gestão da Prefeita Elisa Costa e nós temos condições de cumprir os nossos compromissos. A nossa gestão vai estar voltada de fora para dentro e para os mais vulneráveis, pessoas com deficiência, autistas, mulheres, principalmente mulheres que são chefes de família. Governador Valadares vai ser feliz de novo na nossa gestão. Peço seu voto 22.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu