Unimontes divulga resultado do vestibular: 2.559 vagas preenchidas

Matrículas dos aprovados em primeira chamada começam nesta quinta-feira (31/1) e vão até 9/2
O clima de alegria e emoção tomou conta do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros na manhã desta quarta-feira (31/1), quando foi divulgado o resultado do vestibular próprio da Unimontes 01/2024. Foto: Reprodução da Internet
quarta-feira, 31 janeiro, 2024

DA AGÊNCI MINAS

O clima de alegria e emoção tomou conta do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros na manhã desta quarta-feira (31/1), quando foi divulgado o resultado do vestibular próprio da Unimontes 01/2024. 

Todos estiveram na entrada do prédio da Comissão Técnica de Processos Seletivos (Coteps), responsável pela organização do concurso, para conferir os painéis com as listas dos aprovados. 

O resultado também foi disponibilizado no site da comissão: www.coteps.unimontes.br

Uma das novidades do processo seletivo foi o curso de graduação em Psicologia, que passa a ser oferecido pela Unimontes a partir do primeiro semestre de 2024.        

Para o vestibular próprio da Unimontes 01/2024, foram recebidas 39.168 inscrições e aprovados 2.559 candidatos para o preenchimento das vagas oferecidas em 68 cursos de graduação da instituição, contemplando a reserva de vagas e a ampla concorrência, divididos em dois grupos, para o ano de 2024. 

Serão preenchidas 1.224 vagas no primeiro semestre e outras 1.335 vagas no segundo semestre.  

Primeira e segunda chamadas

Os candidatos aprovados em primeira chamada devem ficar atentos ao prazo para as matrículas, realizadas a partir desta quinta-feira (1/2) até 9/2. As matrículas serão feitas pela internet, pelo site: www.coteps.unimontes.br

No dia 14/2, será divulgada a lista dos aprovados em segunda chamada. Eles deverão fazer as matrículas nos dias 15 e 16/2, também pelo sistema on-line. 

Acesso

“Hoje é um dia muito satisfatório para a universidade pelo fato de vermos a alegria dos aprovados em nosso vestibular. Este é um dia histórico para a nossa instituição”, afirmou o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, que acompanhou a divulgação do resultado do processo seletivo, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, e com a presidente da Coteps, professora Jussara de Carvalho Guimarães. 

O vestibular próprio da Unimontes voltou a ser promovido depois de permanecer suspenso por oito anos, período que a instituição adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu/MEC) para o preenchimento das vagas dos seus cursos de graduação e o Processo Seletivo Seriado para o acesso ao Ensino Superior (Paes) com a última edição em 2021.

“Mais de 95% dos candidatos aprovados em nosso vestibular são de Minas Gerais e a maioria absoluta deles são da área de abrangência da Unimontes. Isso mostra a importância da universidade para as regiões em que atua”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago. 

Na oportunidade, ele anunciou também que a gestão superior da universidade trabalha para o retorno do vestibular seriado, o Processo Seletivo de Avaliação para o Acesso ao Ensino Superior (Paes). 

Aprovados 

Uma das candidatas vitoriosas, Débora Pereira Mendes, ficou ainda mais emocionada na divulgação do resultado do vestibular próprio da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Ela conseguiu a aprovação para o curso de Direito noturno, por meio do sistema de reserva de vagas para egressos de escola pública, negro, de baixa renda. 

“Minha expectativa em relação ao vestibular da Unimontes foi tão grande que tive que vir pessoalmente conferir o resultado. Estou muito feliz e agradeço a todos os familiares e amigos que torceram por mim”, afirmou Débora, que já é acadêmica do curso de graduação em história na instituição estadual. 

Primeiros lugares

Um dos aspectos observados no resultado do vestibular próprio da Unimontes 01/2024 é que dois candidatos ficaram empatados na primeira colocação geral e outros dois estudantes em segundo lugar nos totais de pontos alcançados nas provas de múltipla escolha e de redação. 

Os quatro são do curso de Medicina (ampla concorrência) do grupo dois do processo seletivo, com início das atividades letivas previsto para o segundo semestre de 2024.

Em primeiro lugar geral no vestibular 01/2024 da Universidade Estadual de Montes Claros ficaram empatados os candidatos Julia Alves Ferreira Nunes e Lucas da Silva Castro, com 175,112 pontos (em 184 pontos possíveis). Em segundo lugar geral se classificaram as estudantes Maria Eduarda Cabral Desmots e Roberta Correa Figueiredo, com 174,112 pontos.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu