Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

UFJF-GV leva estudantes de Fisioterapia para imersão em centro de reabilitação do SUS, em Mantena

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade
Equipe que visitou o Centro Especializado em Reabilitação de Mantena. Foto: Divulgação
quinta-feira, 5 junho, 2025

Uma experiência concreta de integração ensino-serviço marcou a visita técnica de estudantes do curso de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e profissionais da Atenção Primária ao Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de Mantena, nesta segunda-feira, 26 de maio.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade, promovendo um espaço de diálogo e aprendizado conjunto entre a academia, os profissionais da rede pública e os serviços especializados.

“O que mais me encantou nesta terceira visita ao CER II foi o brilho no olhar dos estudantes, ex-alunos e dos fisioterapeutas do município de Governador Valadares. É encantador saber que existem locais estruturados, com serviços que desenvolvem um serviço de excelência no SUS, e que são espelhos para tantos outros municípios”, destacou a professora do curso de Fisioterapia da UFJF-GV, Ludimila Forechi.

A visita ainda permitiu aos participantes conhecerem de forma aprofundada os serviços interprofissionais de reabilitação física e intelectual oferecidos à população, os fluxos de atendimento, os protocolos clínicos utilizados e os desafios enfrentados na atenção à pessoa com deficiência.

De acordo com a fisioterapeuta especialista em Saúde da Família e Preceptora de estágio obrigatório na Atenção Primária à Saúde (APS), Rebeca Cardoso, mais do que uma experiência acadêmica para os estudantes, a ação se destacou por promover uma relevante contrapartida de educação continuada aos fisioterapeutas da eMulti e aos demais profissionais envolvidos.

“O contato direto com a realidade de um serviço especializado, aliado às discussões técnicas e à troca de experiências com a equipe do CER II, representou uma oportunidade valiosa de atualização, reflexão crítica e aprimoramento das práticas profissionais na APS”.

Egressa do curso de Fisioterapia da UFJF-GV Rebeca lamentou a ausência de um CER no município de Governador Valadares.

“A inexistência desse serviço na rede local representa um desafio concreto para a continuidade e a integralidade do cuidado às pessoas com deficiência, sobretudo àquelas em situação de vulnerabilidade. Nesse contexto, a visitaçao CER II de Mantena foi fundamental para compreender sua lógica de funcionamento, seus benefícios clínicos e sociais, e refletir sobre a necessidade e viabilidade de implantação de um CER semelhante em Governador Valadares”.

Para a preceptora Fernanda Marinho, a experiência foi significativa, pois permitiu compreender, de forma clara e coesa, o fluxo de atendimento aos pacientes e a importância do trabalho integrado em reabilitação.

“Fiquei muito feliz em fazer parte dessa experiência. A parceria com a UFJF tem trazido grandes benefícios para nossa cidade, especialmente por meio dos cursos na área da saúde. Essa colaboração tem possibilitado a atuação de estagiários de fisioterapia na atenção primária, que vêm somando forças à equipe Multi e contribuindo para um cuidado mais qualificado à população”, finalizou.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu