Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

UFJF-GV inaugura nova Clínica Escola de Nutrição

O evento contou com a participação de professores, estudantes e gestores.
Estudantes, professores e gestores do campus participaram da cerimônia de inauguração. Imagem: Aloizio Coelho
quinta-feira, 22 maio, 2025

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) inaugurou na tarde da última quinta-feira, 15, as novas instalações da Clínica Escola de Nutrição. O evento contou com a participação de professores, estudantes e gestores.

O novo espaço é mais amplo, com maior número de consultórios – um deles dedicado especialmente ao público infantil – e é de uso exclusivo, situação bem diferente da antiga clínica, como explica a chefe do Departamento de Nutrição, Clarice Lima Álvares da Silva:

17479183959531792133115018056266

A chefe do Departamento de Nutrição classifica o novo espaço como “uma grande conquista”. (Imagem: Aloizio Coelho)

“É uma grande conquista para o curso. Ao longo dos últimos oito anos, a gente vem desenvolvendo atividades de atendimento ambulatorial e nutrição para a população em ambientes cedidos por outros departamentos ou por meio de parceria, em espaços até mesmo improvisados. Então, pela primeira vez, vamos ter a oportunidade de prestar um serviço de qualidade num ambiente extremamente adequado e desenvolvido para este fim. Além disso, com a ampliação do número de consultórios, teremos a oportunidade de expandir as atividades de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos no âmbito do atendimento ambulatorial à comunidade. E as disciplinas da graduação poderão trazer suas atividades práticas para esse espaço, o que vai ser um grande ganho na formação do estudante”, comemora Clarice.

O coordenador do curso de Nutrição, Fernando Eustáquio de Matos Junior, também está otimista em relação à nova clínica.

“Amplia as nossas possibilidades no ensino, na pesquisa e na extensão. No ensino, temos algumas disciplinas cujo conteúdo prático vamos conseguir executar na clínica escola. Na extensão, fortalece as nossas ações, trazendo a comunidade para dentro da universidade e possibilitando esse atendimento em uma nova região, o Vila Bretas. E na pesquisa também cria novas possibilidades e oportunidades. Enfim, possibilita o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades tanto técnicas como comportamentais. Estamos muito felizes com esse novo espaço, na certeza de que agora vamos poder fazer ainda melhor na formação dos nossos estudantes e no atendimento à comunidade valadarense”, reforça.

1747918476567320764535782586559

Para o coordenador do curso de Nutrição, todo o tripé universitário será beneficiado com a nova clínica. (Imagem: Aloizio Coelho)

Formação dos estudantes e promoção à saúde da comunidade

A clínica desempenha duas funções: é um espaço de prática para os estudantes e presta atendimentos às comunidades acadêmica e externa, sempre com foco na alimentação adequada e saudável para os diferentes grupos populacionais e condições de saúde.

Essa vivência, destaca Neves, é “fundamental para a formação acadêmica e profissional dos alunos, pois proporciona a aplicação dos conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolvendo habilidades técnicas, éticas e de comunicação” e “fortalecendo o compromisso com a atuação humanizada e com a responsabilidade social do nutricionista em formação”.

Já em relação aos atendimentos à comunidade, o principal objetivo é “promover saúde e bem-estar por meio da educação alimentar e nutricional, da prevenção de doenças e do acompanhamento nutricional individualizado ou em grupo”. Além disso, reforça Neves, o serviço “busca aproximar a universidade da comunidade, contribuindo para a promoção da saúde local e oferecendo um espaço de acolhimento e orientação nutricional baseada em evidências científicas”.

Kellen Melo e João Victor de Carvalho são estudantes do curso de Nutrição e sabem muito bem o quanto ter um espaço adequado contribui para a formação deles e também para a prestação de serviços à comunidade.

“Aqui, a gente já consegue focar no nosso paciente”, destaca Melo. “É uma boa oportunidade de colocar em prática tudo o que a gente vê na sala se aula e de atuar junto à comunidade, aperfeiçoando o nosso método de avaliar e de atender”, reforça Carvalho.

whatsapp image 2025 05 16 at 19 02 38

Na avaliação Kellen Melo, ter um espaço exclusivo vai ajudar a “focar no paciente”. (Imagem: Aloizio Coelho)

whatsapp image 2025 05 16 at 19 22 30

João Victor é outro estudante de Nutrição que também está otimista com a nova clínica. (Imagem: Aloízio Coelho)

Atendimentos são gratuitos

Os serviços prestados pela Clínica Escola de Nutrição são gratuitos e destinados aos integrantes do campus e à comunidade externa. Para agendar a consulta, o interessado precisa preencher um formulário on-line (clique aqui) ou enviar mensagem, via WhatsApp, para (33) 3301-1024. Esse número também aceita ligações.

As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, conforme a disponibilidade dos grupos de atendimento. Entretanto, podem existir critérios específicos, dependendo da linha de cuidado ou do tipo de acompanhamento nutricional ofertado, como atendimentos voltados a públicos específicos (crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, praticantes de atividade física, entre outros). As informações sobre esses atendimentos e novas vagas são divulgadas previamente nas chamadas realizadas nas redes sociais da clínica.

Para mais informações, acesse o site ou siga o perfil da clínica no Instagram.

whatsapp image 2025 05 16 at 21 55 36 e1747443436824

Da esquerda para a direita: Danielle Negri, Angélica Heringer e Vivian Molica. As três são nutricionistas da clinica escola. (Imagem: arquivo pessoal/Danielle Negri)




Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu