Space Day: estudantes participam de evento com experiências espaciais

O evento contou com bate-papo com experts, miniexposição de artefatos espaciais, atividades lúdicas e equipamentos de realidade virtual e aumentada para turmas do 7º ano 9º ano da Rede Municipal de Ensino
O Polo de Transformação Digital recebeu no sábado (23) estudantes do 7º ano 9º ano da Rede Municipal de Ensino para o Space Day. Foto: Divulgação PMGV
segunda-feira, 25 março, 2024

O Polo de Transformação Digital recebeu no sábado (23) estudantes do 7º ano 9º ano da Rede Municipal de Ensino para o Space Day, um evento global com experiências espaciais através da tecnologia e educação.

A ação foi uma parceria da Prefeitura de Valadares, do Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) e das instituições KSCIA - International Space Academy, The Michaelis Foundation For Global Education e Amazon Web Services.

O Space Day contou com bate-papo com experts, miniexposição de artefatos espaciais, espaços interativos com atividades lúdicas e equipamentos de realidade virtual e aumentada.

A Magda Queiroz, presidente do IBGS, recebeu com alegria os estudantes “Temos algo muito especial, é uma jornada da ciência e tecnologia na educação. São várias novidades, então participem das atividades, visitem a exposição, aproveitem cada cantinho”.

A convidada para o evento, Katherine Earhart Orfoñez, Cônsul dos Estados Unidos de Belo Horizonte (MG), é uma grande fã do Space Days. “O programa tem um impacto muito positivo na vida das crianças. Hoje elas têm muitas oportunidades, carreiras superinteressantes. As ciências, a tecnologia e o inglês podem abrir muitas portas no futuro delas”; destacou.

Jefferson Michaelis, presidente The Foundation Michaelis For Global Education e Consultor Sênior da KSCIA, trouxe para os estudantes suas experiências das ciências espaciais na NASA. 

“Buscamos ensinar sobre o espaço e leva-los além do que eles imaginam. Também usamos as ciências espaciais para ensinar o inglês”. Jefferson ainda expressou seu encanto pelo Polo de Transformação Digital. “Esse espaço é de primeiro mundo. Nos Estados Unidos, não encontramos algo parecido com essa facilidade de acesso. A prefeitura de Valadares está plantando uma semente, oferecendo acessibilidade em uma das áreas mais importantes da nova revolução global. É um trabalho muito significativo para essa e para as próximas gerações”.

Estudantes no Space Day

Os estudantes aproveitaram cada minuto do Space Day. Rafaela Scarpelli Dias, da Escola Antônio de Castro Pinto, do distrito de Goiabal, estava empolgada com o evento. “Eu usei o óculos de realidade virtual e é bem legal, vê o espaço, tipo um astronauta. Também quero acompanhar a conversa com o Jefferson e fazer perguntas”.

Reginaldo Scarpelli, pai de Rafaela, fez questão de trazer a filha. “Estou muito empolgado de trazer meus filhos neste evento. Eu estudei em escola pública e na época a gente tinha um sonho apenas de ter um livro. Hoje as crianças tem um espaço como este e tem a possibilidade de sonhar mais alto. A educação de Valadares está de parabéns”!

Juliana Torres, diretora da Escola Vicente Petronilho de Oliveira trouxe os estudantes do distrito de Córregos do Bernardo.

“Os alunos já estudam essa área para as Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica, que a escola participa desde 2019. Por isso, pediram para vir aqui, para aprender mais e ver alguma novidade que pode ajudar na preparação da próxima Olimpíada, em maio”.

Lázaro José de Paula, estudante da Escola Simone Maria da Cruz, do bairro Santos Dumont, estava na expectativa de saber mais detalhes da bolsa de estudos para a NASA.

“O Space Day é uma ótima oportunidade para adquirir conhecimento do espaço e de tecnologia. Eu quero disputar a bolsa. Vai ser uma experiência única que pode fazer a diferença na minha vida e também de outros colegas”.

Bolsa de estudos para a NASA

No final do evento, foram explicados aos estudantes os critérios para a seletiva das duas bolsas de estudos "International Journey". Dois estudantes do 7º ao 9º das escolas municipais serão contemplados com uma viagem de 7 dias a um dos maiores centros de pesquisa da NASA, nos Estados Unidos. As bolsas são oferecidas pela KSCIA e pelo IBGS.

"É uma honra para Governador Valadares ser reconhecida pela nossa educação e incluída em uma iniciativa tão prestigiosa. Acreditamos no potencial de nossos alunos e estamos confiantes de que essa experiência na NASA não apenas enriquecerá suas vidas, mas também os inspirará a alcançar grandes feitos no futuro. Vamos continuar apoiando e incentivando nossos alunos, capacitando-os com oportunidades que os levarão além das fronteiras de nossa cidade”, destacou o prefeito André Merlo.

O secretário de Educação, José Geraldo Lesmo Prata, ressaltou que os estudantes vão ter que se dedicar muito pelas bolsas. “Agora todos estão sonhando em receber as bolsas, mas são apenas duas. Eles vão ter que trabalhar muito e nós vamos ajuda-los a conquistar esse sonho. Porque sabemos que muitos outros virão através desse trabalho”.

Para participar, os estudantes precisam de aprovação em todas as disciplinas por frequência e nota durante processo seletivo; participação e aproveitamento nas atividades do Polo de Transformação Digital e do Yes I Can. 

Em abril, começa a divulgação e mobilização nas escolas para a produção de redação com a seguinte pergunta “Por que eu gostaria de representar Governador Valadares na NASA?” Os estudantes precisam entregar a redação até 30 de junho.

Serão escolhidos três finalistas de cada categoria (feminino e masculino). Em agosto, inicia a 3ª fase onde cada estudante deve gravar um vídeo defendendo sua motivação para ganhar a bolsa. A plataforma de votação para os finalistas será divulgada nos canais de comunicação do IBGS, Prefeitura e SMED.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu