Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

SMED realiza premiação do Só Letra e Só Letrinha nesta quarta (22)

O evento acontece às 14h30, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, localizada na rua 7 de Setembro, 2479, Centro
Os projetos são promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em ação conjunta com a TV Educação e o Departamento de Ensino. Foto: Reprodução da Internet
segunda-feira, 20 novembro, 2023

O Só Letra teve um ano mágico em 2023. Além da sua segunda edição, a disputa de soletrar da rede municipal de ensino de Valadares ganhou uma nova versão, o Só Letrinha, direcionada a alunos do 4º ao 5º ano.

Com as competições encerradas, agora é hora de premiar os vencedores. A premiação será realizada na próxima quarta-feira (22), às 14h30, no auditório da Universidade Aberta do Brasil, localizada na rua 7 de Setembro, 2479, Centro.

Os projetos são promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em ação conjunta com a TV Educação e o Departamento de Ensino. 

O objetivo é gerar a busca de conhecimento e a reflexão sobre os princípios e normas ortográficas, valorizando a linguagem e os dialetos, além de motivar a leitura e incentivar o protagonismo entre as crianças.

*Conheça os vencedores e as disputas:

Só Letra

A final da segunda edição do Só Letra foi em julho, no Polo de Transformação Digital. Thaemilly Lene Silva (Escola Realina Adelina Costa) foi a vencedora, seguida de Gabriela Almeida de Souza (Escola Octávio Soares Ferreira) e de Gabryel Victor Xavier da Silva (Escola Professora Simoni Maria da Cruz).

O projeto contou com a participação de alunos do 6º ao 9º ano de 18 escolas municipais. Primeiro, eles tiveram que ler os livros “Percy Jackson”, volumes 1 e 2. Afinal, o banco de palavras utilizado para o sorteio do Só Letra foi formulado a partir dos livros. Durante as provas, os alunos precisaram soletrar corretamente as palavras sorteadas com agilidade para marcar os pontos.

Só Letrinha

Já no Só Letrinha, os alunos contam com os blocos de letras da Mesa Educacional da Positivo para escrever a palavra sorteada. Aquele que escrever mais rápido e de maneira correta ganha o ponto. Para a competição, os alunos leram o “Livro de Receitas do Menino Maluquinho”, de Ziraldo; o livro em quadrinhos “Maluquinho pelo Mundo”, também de Ziraldo; “Divertida Mente”, de Elise Allen; e “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. No total, 21 escolas participaram do projeto.

A final aconteceu em outubro, nos estúdios da TV Educação. Kaio Eduardo Batista dos Santos (Escola Marilourdes Nunes Coelho) foi o vencedor da primeira edição, seguido de Ícaro Viana Alves (Escola Olegário Maciel) e Hanna Cardoso (Escola Simoni Maria da Cruz).

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu