Programa bilíngue "Yes, I Can" chega à rede municipal de educação

Parceria da Prefeitura com o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS) vai oferecer ensino da língua inglesa de forma interativa e alinhada às demandas contemporâneas
Ao comemorar mais essa conquista da educação municipal em Valadares, o prefeito André Merlo, lembrou que qualquer mudança social somente se dá por meio da educação. Foto: Divulgação PMGV
quarta-feira, 13 março, 2024

Na manhã desta quarta-feira (13), a educação pública de Governador Valadares ganhou uma importante ferramenta, que promete transformar as vidas dos aproximadamente 20 mil estudantes da rede municipal.

Trata-se do Programa Yes, I Can, uma metodologia inovadora e eficaz no ensino do inglês de forma natural, lúdica e criativa, que garante o aprendizado de uma segunda língua aos alunos do ensino público fundamental I e II de um jeito adotado, até agora, apenas por escolas particulares.

O Yes, I Can chega a Valadares graças a uma parceria da Prefeitura com o Instituto Brasileiro de Gestão Social (IBGS), ONG sem fins lucrativos com sede em Belo Horizonte que atua na elaboração, execução e gestão de projetos focados em inclusão digital, inclusão social, gestão ambiental, educação e saúde.

Os estudantes receberão um kit com material didático, fones de ouvido e uma PenTech – caneta inteligente que atua como um tutor personalizado para cada aluno.

Funciona assim: basta passar a caneta sobre uma palavra constante do texto do livro e é possível ouvir sua pronúncia correta. A combinação de tecnologias reforça o compromisso do programa em proporcionar uma educação dinâmica, eficaz e alinhada às demandas contemporâneas.

Ao comemorar mais essa conquista da educação municipal em Valadares, o prefeito André Merlo, lembrou que qualquer mudança social somente se dá por meio da educação.

“Precisamos formar nossas crianças e adolescentes com qualidade, e não fazendo e repetindo as mesmas fórmulas do passado. Nossa educação, hoje, se não for igual, está bem próxima daquela oferecida nas escolas privadas, e é isto que a gente quer: que o aluno que sai da escola pública tenha as mesmas oportunidades no mercado de trabalho, e, para isso, o inglês é muito importante”, disse.

“A educação de Valadares hoje realmente é uma referência no Brasil. Todos que nos visitam ficam encantados com o trabalho realizado nas nossas escolas pelos professores e professoras, sempre com o apoio do prefeito. Nossa marca é a educação que transforma – e ela está transformando as vidas de todos os 20 mil estudantes de Valadares”, declarou o secretário municipal de educação, José Geraldo Lemos Prata.

“Temos trabalhado com muito esforço para implementar na educação pública um projeto bilíngue. E, aqui em Valadares, o prefeito e o secretário de educação, gestores sempre à frente no tempo, saíram da zona de conforto e buscaram (e abraçaram) com muito emprenho uma proposta inovadora no ensino da língua inglesa. Tenho certeza de que o projeto será muito bem-sucedido aqui na cidade”, disse a presidente do IBGS, Magda Queirós.

De acordo com o cônsul da Eslováquia e presidente de honra do IBGS, Renato Werner, “a coisa mais importante quando se aprende uma nova língua é se expressar e comunicar. Na minha vida, o inglês não fez uma diferença; ele fez toda a diferença.

Quando as pessoas têm a possibilidades de estudar inglês, as boas oportunidades que chegam não são desperdiçadas. Com este projeto, a possibilidade de aprender inglês chega para todas as crianças da rede municipal de ensino – e isso é incrível”.

“Temos trabalhado com muito esforço para implementar na educação pública um projeto bilíngue. E, aqui em Valadares, o prefeito e o secretário de educação, gestores sempre à frente no tempo, saíram da zona de conforto e buscaram (e abraçaram) com muito emprenho uma proposta inovadora no ensino da língua inglesa. Tenho certeza de que o projeto será muito bem-sucedido aqui na cidade”, disse a presidente do IBGS, Magda Queirós.

“Eu gosto muito de estudar inglês, principalmente porque quero ser jornalista e viajar o mundo inteiro. Tenho certeza de que esses novos recursos vão ajudar bastante a alcançar meu objetivo”, contou Alexia Morais, aluna do quinto ano da Escola Municipal Professora Simoni Maria da Cruz, no bairro Santos Dumont.

Solenidade

Estiveram presentes na solenidade a cônsul do Reino da Dinamarca, Luciana Simões; o vice-presidente da Câmara Eslováquia-Brasil, Hudson Lima; os diretores do IBGS Vinícius Santana (diretor projeto Yes, I Can), Luciano Dato (diretor financeiro) e Paulo Torres (diretor de comunicação); as coordenadoras Ana Clara Borges (coordenadora pedagógica em GV) e Hélida Souza (coordenadora pedagógica matriz); o ouvidor municipal, José Bosco; o chefe de gabinete, Sebastião Siqueira; o secretário adjunto municipal de educação, Márcio Sérgio da Costa; o vereador Jefferson Madureira; além de instrutores e diretores de escolas da rede municipal de ensino.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu