Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Professores de escolas do campo passam por treinamento do Craedi

No total, 18 escolas do campo passaram pelo treinamento do PDIE. A partir do dia 10 de março, começam a formação das escolas urbanas
No total, 18 escolas do campo passaram pelo treinamento. Foto: Divulgação PMGV
quarta-feira, 19 fevereiro, 2025

Entre os dias 13 a 18 de março, a equipe do Centro Municipal de Referência e Apoio a Educação Inclusiva, o Craedi, realizou o treinamento do Plano de Desenvolvimento Individual Escolar de Crianças com Deficiência ou Transtorno (PDIE) para professores das escolas municipais do campo de Governador Valadares.

O treinamento ajuda o professor na avaliação inicial desta criança com deficiência, quais suas habilidades desenvolvidas e quais ela tem dificuldades.

Assim, o professor planeja o conteúdo da turma e tira os objetivos principais para direcionar o aprendizado, já que seu desenvolvimento tem que ser comparado apenas com ela mesma.

Segundo a diretora do Craedi, Eliane Duarte, esse plano precisa ser desenvolvido no início do ano letivo para ser executado durante todo 2025.

“O treinamento foca nas estratégias que vão ser utilizadas para aquele estudante de forma individual, tudo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, disse.

No total, 18 escolas do campo passaram pelo treinamento. A partir do dia 10 de março começam a formação de professores das escolas municipais urbanas. Ainda de acordo com Eliane, o PDIE é um direito de todas as crianças com deficiência ou transtorno.

“O PDIE, às vezes, é visto apenas como um documento, mas também é um planejamento. Através dele é apresentado a avaliação do primeiro semestre e a avaliação final do estudante. É observado todos os avanços dessa criança e no que precisa ser trabalhado. No caso de não ter um desenvolvimento satisfatório, ela usufrui do direito de flexibilização de tempo, de ficar um ano a mais na educação infantil ou no segundo ano do fundamental, por exemplo. A legislação permite essa flexibilidade, desde que seja comprovada no PDIE”.

 Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

O PDI é amparado na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996).

Com base em estudos e pesquisas, a equipe da Educação Especial optou por utilizar, a partir de 2021, a nomenclatura PDIE (Plano de Desenvolvimento Individual e Escolar) por ser um documento para planejamento individual e escolar que visa orientar o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Por isso, torna-se uma ferramenta que contribui para garantir a acessibilidade na escola.

 Secom/PMGV

18/2/2025

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu