A professora Íbis Ariana Peña de Moraes, do Departamento de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi nomeada para a Sigma Xi, sociedade honorífica internacional dedicada a promover a excelência e a integridade na pesquisa científica.
Fundada em 1886, a entidade já teve entre seus membros nomes icônicos da ciência, como Albert Einstein, Linus Pauling, Francis Crick, Barbara McClintock e Richard Feynman, além de cerca de 200 ganhadores do prêmio Nobel.
A nomeação de Íbis aconteceu no mês de abril último e foi motivada por sua atuação na pesquisa e no ensino superior.
“A Sigma Xi realiza convites baseados no mérito, e meu nome foi considerado em razão do conjunto da minha trajetória como professora, pesquisadora e fisioterapeuta com atuação em ambientes hospitalares e universitários”, explica a docente.
As atividades que a professora desempenhará na instituição incluem participação em eventos científicos internacionais, colaboração em redes interdisciplinares de pesquisa, acesso a editais e programas de financiamento, divulgação por meio da revista American Scientist e atividades com foco na promoção da ciência e mentoria acadêmica.
Na UFJF-GV desde setembro de 2024, Íbis avalia que a sua nomeação para a Sigma Xi pode trazer mais visibilidade para o campus. (Imagem: arquivo/Comunicação)
Muito feliz e orgulhosas com a nomeação, Íbis avalia os benefícios dessa conquista para a sua trajetória e também para o campus.
“É gratificante perceber que o trabalho que desenvolvo na pesquisa, muitas vezes em contextos desafiadores, tem reconhecimento fora do país. Receber essa indicação me deu ainda mais motivação para continuar produzindo ciência com qualidade e compromisso ético. Essa nomeação amplia a visibilidade acadêmica do nosso curso e do campus em redes científicas internacionais. Estar ligada a uma sociedade como a Sigma Xi pode facilitar futuras conexões com pesquisadores de outras áreas e países, além de contribuir para a consolidação de uma cultura de excelência e reconhecimento da ciência produzida na UFJF-GV”.