Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Professor do curso de Agronomia da UNIVALE publica artigo em site internacional 

Trabalho sobre algoritmos de aprendizado de máquina aplicados ao manejo de plantas daninhas em sistemas integrados lavoura-pecuária revela avanços tecnológicos e integração interdisciplinar para o manejo de plantas daninhas
O professor Maurílio Fernandes de Oliveira teve seu trabalho recentemente aceito e publicado no periódico “Advances in Weed Science Journal”. Foto: Divulgação Univale
quarta-feira, 24 abril, 2024

Por Lígia Heringer 

No cenário acadêmico da Agronomia, a UNIVALE ganha destaque mais uma vez com a publicação de um artigo inovador por um de seus professores.

O professor Maurílio Fernandes de Oliveira teve seu trabalho recentemente aceito e publicado no periódico “Advances in Weed Science Journal”.

O artigo, cujo título traduzido para português é “Algoritmos de aprendizado de máquina aplicados ao manejo de plantas daninhas em sistemas integrados lavoura-pecuária: uma revisão sistemática da literatura”, revela avanços significativos na aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial (IA) para lidar com um desafio recorrente na agricultura: o manejo de plantas daninhas.

Publicado pela Sociedade Brasileira de Ciência de Plantas Daninhas, o “Advances in Weed Science Journal” é um periódico de acesso aberto, revisado por pares, em língua inglesa, que vem se destacando como uma plataforma de excelência para pesquisadores da área.

Desde o seu lançamento em 2021, como sequência da Revista Planta Daninha, tem sido um veículo fundamental para a disseminação de conhecimento e a promoção do avanço científico em ciências das plantas daninhas.

Maurílio compartilha sua perspectiva sobre o trabalho: “Este artigo representa um esforço conjunto para integrar informações do avanço do conhecimento atual do tema da ciências das plantas daninhas com as pesquisas que estamos realizando.

A aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina abre novas possibilidades para o manejo eficaz de plantas daninhas, contribuindo para a sustentabilidade e a produtividade dos sistemas integrados de produção agropecuária”.

Sobre a pesquisa

O professor dedicou seu trabalho a identificar e a descrever os principais algoritmos de aprendizado de máquinas utilizadas para diferentes fins focando o tema plantas daninhas.

image 199

Foto: Divulgação Univale

“Foi possível determinar onde os estudos foram realizados, para quais tipos de cultura foram mais utilizadas e quais tecnologias foram desenvolvidas a partir dessa ferramenta”, destaca. Os resultados revelaram que a maioria dos estudos provém dos Estados Unidos e de nações da Ásia. 

Os termos de pesquisa chave incluíram “algoritmos de aprendizado de máquina”, “manejo de plantas daninhas” e “sistema integrado lavoura-pecuária”.

O resultado mostrou que não foram encontrados resultados para todos os termos em conjunto, o que indica que os resultados de pesquisa em desenvolvimento em sistemas consorciados serão inéditos.

Dentre os modelos de aprendizado de máquina mais utilizados, a visão computacional e o aprendizado profundo se destacaram, representando 28% e 19% de todos os casos, respectivamente.

“Esses sistemas foram aplicados a diferentes soluções práticas, especialmente na identificação de espécies de plantas daninhas e cultivadas, o que possibilitou o desenvolvimento de pulverizadores inteligentes, permitindo a aplicação de herbicidas em plantas daninhas”, afirma o professor. Estas ferramentas são a base dos robôs disponibilizados para agricultura, disponíveis nos mercados onde estes estudos iniciaram.

As conclusões deste primeiro trabalho mostram a ausência no uso destas ferramentas de inteligência artificial no manejo de plantas daninhas em sistemas consorciados, como integração lavoura-pecuária.

Em adição, são indicados caminhos para a adoção dessas ferramentas em sistemas tropicais, focando na dinâmica das plantas daninhas, um trabalho que o docente informa que já está em andamento.

Além desta pesquisa, o professor vem trabalhando na identificação e quantificação de elementos da paisagem em pastagens degradadas, como plantas daninhas, árvores, arbustos e cupinzeiros, utilizando ferramentas de IA.

Livro “A Agricultura 5.0” tem capítulo escrito pelo professor

No cenário atual da agricultura, a busca por métodos mais eficientes e sustentáveis tem impulsionado avanços tecnológicos significativos. O livro “Agricultura 5.0”, que descreve as inovações na área digital e automação para a agricultura, tem um capítulo escrito pelo professor Maurílio.

image 198

Foto: Divulgação Univale/ Créditos: Marina Torres (Embrapa Milho e Sorgo)

Lançado no primeiro semestre de 2023, o livro apresentou uma coleção abrangente dessas inovações, especialmente nos usos das ferramentas de inteligência artificial. Composta por 14 capítulos, a obra oferece uma visão interdisciplinar dos mais recentes desenvolvimentos da agricultura inteligente.

Dentre os sete profissionais da Embrapa envolvidos na produção do livro está o professor do curso de Agronomia da UNIVALE, Maurílio Fernandes de Oliveira.

Sua contribuição foi fundamental para abordar as tecnologias comerciais disponíveis para o manejo de plantas daninhas que utilizam ferramentas de inteligência artificial. “Foi uma oportunidade única e gratificante abordar as inovações atuais da agricultura no que se refere ao manejo de plantas daninhas”, declara Maurílio.

O tema é crucial, especialmente diante da crescente pressão ambiental para reduzir o uso de pesticidas e tornar a agricultura mais sustentável.

O trabalho de Maurílio e seus colegas representa mais um passo importante para contextualizar e atualizar o público brasileiro das tecnologias de ponta disponíveis para a agricultura.

“Estou profundamente comprometido em continuar promovendo soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios atuais no manejo de plantas daninhas”, frisou.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu