Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Mestrado da UNIVALE recebe colaboração de professora da Universidade Federal de Alagoas

Rosimeire Reis leciona no mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) na UNIVALE, a disciplina “Tópicos Interdisciplinares de Livre Oferta em Educação.
Mestrado da UNIVALE recebe colaboração de professora da Universidade Federal de Alagoas
segunda-feira, 29 maio, 2023

Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a professora Rosemeire Reis, cumprindo parte de licença de capacitação durante este mês de maio, tem colaborado com o mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) na UNIVALE, lecionando a disciplina “Tópicos Interdisciplinares de Livre Oferta em Educação”, organizada pelas professoras Cristiane Mendes, Maria Gabriela Bicalho e Maria Celeste Souza.

Entre as razões para o convite a Rosimeire, a professora Celeste elenca contribuições no campo da pesquisa em educação, incluindo estudos com as juventudes produzidas no grupo de pesquisa “Juventudes, Culturas e Formação” (GPEJUV-Ufal) e o diálogo já estabelecido no âmbito da Rede de Pesquisa Relação com o Saber (Reperes). A parceria, acrescenta Celeste, já vinha acontecendo em participação de bancas no GIT e na Ufal, em estudos e em diálogos teóricos na produção de artigos.

Ao ministrar a disciplina do GIT, Rosemeire tem apresentado articulações entre pressupostos teóricos da pesquisa biográfica em Educação e da Teoria da Relação com o Saber, que fundamentam estudos do GPEJUV-Ufal. Os encontros da disciplina também incluíram a descrição de experiências e de aspectos de procedimentos de pesquisa, incluindo o trabalho de pós-doutorado da professora, na França.

“Além disso, Emanuelle de Oliveira Souza, uma pesquisadora que desenvolveu suas pesquisas de mestrado e doutorado no GPEJUV-Ufal, apresentou os resultados de sua tese de doutorado. Agradeço a oportunidade de participar da disciplina, tanto por permitir conhecer as pesquisas do GIT, como por propiciar diálogos enriquecedores com o grupo, que suscitaram profícuas questões sobre os assuntos apresentados e fizeram emergir interlocuções teórico-metodológicas e possíveis parcerias entre o GPEJUV-Ufal e o GIT”, declarou Rosimeire.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu