Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Feira Tecnológica tem participação de alunos da Escola Adélia Ribas, que apresentaram seus projetos

A Feira Tecnológica aconteceu na terça-feira (26/9), no Polo Digital de Transformação, com participação ativa de jovens estudantes
O secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata, durante a sua visita à feira, observando o trabalho dos jovens estudantes. Foto: Secom PMGV Divulgação
quarta-feira, 27 setembro, 2023

Os alunos da Escola Adélia Ribas puderam apresentar seus primeiros projetos tecnológicos na Feira de Tecnologia, realizada no Polo Digital de Transformação, na terça-feira (26/9). Por meio da placa BBC Micro:bit, que acompanha o material do Iventura da Positivo Tecnologia Educacional, eles puderam desenvolver projetos iniciais de medidor de temperatura, bússola, urna eletrônica, irrigação para plantio, iluminação e semáforo de uma cidade, entre outros. Tudo criado com materiais reciclados e de baixo custo, como canudo, papelão, papel alumínio, embalagens plásticas, isopor, etc.

Carlos Eduardo, do 9º ano, desenvolveu um relógio que conta os passos de uma pessoa. “Nosso projeto é um marca passo, em busca de uma vida mais saudável. Em média, uma pessoa deve dar de 8 a 10 mil passos por dia. Com a placa do Micro:bit fizemos uma pulseira que, cada vez que detecta um movimento, é contado um passo. Eu pretendo ser engenheiro em tecnologia e criar equipamentos acessíveis, que vão ajudar as pessoas”.

Segundo Rodrigo Medeiros, professor digital da escola, o ponto de partida para o desenvolvimento dos trabalhos veio de problemas próximos à realidade dos alunos. “Quando usamos o Micro-bit, os alunos ficam empolgados, porque é quando somamos a teoria da sala de aula com a prática, com a cultura make para o desenvolvimento dos projetos. Também tivemos aulas interdisciplinares, atuamos juntos com outros professores. Por exemplo, para o projeto da bússola foi preciso conteúdo de geografia e matemática. O Inventura foca na liberdade de invenção, para que os alunos sejam agentes transformadores da sua própria realidade”.

Para a diretora Gésica Mara de Assis, os alunos esbanjaram a criatividade. “O objetivo é mostrar que o aprendizado dentro da sala de aula pode somar com a tecnologia. Nós conseguimos fazer um trabalho bacana com os alunos e os ver expondo seus projetos, desenvolvidos com materiais acessíveis, é um orgulho para a escola”.

O secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata, também visitou a Feira e destacou que o novo material do Inventura já chegou às escolas. “Nós estamos terminando a primeira etapa do Inventura e os novos livros já chegaram para a segunda etapa. O novo material possui o mesmo modelo de trabalho que o Polo vai trabalhar ano que vem com os alunos. Nós estamos extremamente felizes em agregar à tecnologia a educação. E quando a gente vê os resultados, como estes projetos da Escola Adéia Ribas, isso é o que nos motiva a continuar. É de emocionar”.

Através do material Inventura, da Positivo Tecnologia Educacional, os alunos dos anos finais da Rede Municipal de Ensino aprendem programação e podem executar diferentes trabalhos. O material é utilizado desde o ano passado nas escolas municipais.

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu