Ter uma redação nota mil é o sonho de muitos inscritos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Mas para isso, além de muita leitura e pesquisa, é importante conhecer algumas técnicas de produção de texto. Para auxiliar os candidatos de 2023, o Espaço Ler e Saber irá oferecer, gratuitamente, uma oficina de redação, no dia 07 de outubro, de 14h às 18h, na sede do Conselho Particular São Pedro (Rua Israel Pinheiro, 596A - São Pedro). Podem participar da oficina estudantes do 3o ano do ensino médio e pessoas que já terminaram o ensino básico, mas que irão fazer o ENEM este ano. Interessados pela oficina devem se inscrever até o dia 29 de setembro em formulário disponível no instagram @interioza.br ou no site www.ufjf.br/vamosler.
A coordenadora do Espaço, Flávia Carvalho, afirma que o encontro será bem dinâmico. “Além das técnicas de produção de texto, os participantes vão conversar sobre os possíveis temas para este ano, o que pode ser uma grande vantagem para quem está prestando o exame”, lembra Carvalho. Além da parte teórica, o encontro terá um momento de prática e espaço para tirar dúvidas. Serão disponibilizadas 20 vagas. A oficina é aberta à toda a comunidade, mas terão prioridade os usuários da biblioteca comunitária do Espaço Ler e Saber, estudantes de escolas públicas, negros/indígenas e pessoas com deficiência. Os selecionados serão confirmados até o dia 03 de outubro, por e-mail.
A oficina será ministrada pela professora especialista em Letras, Juliane de Cássia Pereira, que tem experiência em lecionar Língua Portuguesa, Redação e Literatura, em especial para concursos e também para o ENEM. De acordo com a professora, ações como essa incentivam os candidatos, principalmente os de grupos mais vulneráveis. “A oficina é uma excelente iniciativa e estou muito feliz em poder contribuir com o projeto”, afirma Pereira.
Espaço Ler e Saber
A oficina de redação faz parte da programação do segundo semestre do Espaço Ler e Saber. Até dezembro acontecerão ainda uma roda de conversa com escritor local e três sessões de cinema. O Espaço já tem sete meses de funcionamento e contempla uma biblioteca comunitária, com mais de 40 usuários cadastrados. O acervo de aproximadamente 250 livros contempla diferentes temáticas: romance nacional e estrangeiro, história do Brasil e de Governador Valadares, temas religiosos, literatura infantil e infantojuvenil. Alguns livros foram doados à instituição, inclusive por escritores e produtores culturais da cidade e região.
O objetivo do Espaço é contribuir no fomento à leitura e na integração entre os moradores do bairro São Pedro e também adjacentes, como Universitário e Santos Dumont. A ação é uma proposta da jornalista e produtora cultural Flávia Carvalho e uma realização do Conselho Particular São Pedro, da Sociedade de São Vicente de Paulo, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, campus GV, através do projeto Vamos Ler!. Parte dos recursos do projeto é do edital Doce 2022, da Fundação Renova. Qualquer pessoa pode ser usuária da biblioteca e também participar das atividades. Outras informações no instagram @interioza.br ou pelo e-mail projeto.ler.saber@gmail.com.