Logo Jornal da Cidade - Governador Valadares

Escola Municipal Antônio de Castro Pinto tem o melhor IDEB em Minas Gerais

Segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a escola municipal do distrito de Goiabal tirou nota 8,9 no índice
A Escola Municipal Antônio de Castro Pinto, do distrito de Goiabal, que conquistou 8.9 pontos. Foto: Divulgação PMGV
segunda-feira, 26 agosto, 2024

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram neste mês o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2024, indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil. 

De acordo com o IDEB, a melhor nota para anos iniciais do ensino fundamental (1º a 5º ano) de Minas Gerais pertence a uma escola de Governador Valadares.

É a Escola Municipal Antônio de Castro Pinto, do distrito de Goiabal, que conquistou 8.9 pontos. A segunda nota do estado pertence ao Colégio Tiradentes (Estadual) de Divinópolis, que tirou 8.7 pontos.

Escola Antonio de Castro Pinto

Foto: Divulgação PMGV

A segunda melhor nota da Rede Municipal de Ensino de Valadares, para Anos Iniciais, ficou com a Escola Professora Laura Fabri, com 7.6. A média do município para os anos iniciais é de 6.2.

De acordo com a diretora Renata de Jesus Sousa Almeida, o 1º lugar no estado é fruto de um trabalho de dedicação e de amor pela educação. 

“Estamos extasiados de alegria, mas no fundo sabíamos que o resultado seria excelente. A escola é o bem mais precioso da comunidade. As famílias tem consciência do poder transformador da educação e, por isto, apoiam e incentivam. Além disso, temos uma equipe competente, coesa, consciente do seu papel de instruir para a vida. Assim, cuidamos do futuro das nossas crianças”.

A escola possui outros prêmios no currículo. Somente ano passado, ela obteve dos concursos da Secretaria Municipal de Educação (SMED), 6 medalhas do Khan Academy municipal, 3º lugar do Ortografando e a maior nota das avaliações externas.

Além de medalha de bronze na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) deste ano e, pelo 2° ano consecutivo, Renata foi a diretora de Minas premiada pelo Conectando Boas Práticas.

Já para Geovânia Heringer, diretora da Escola Professora Laura Fabri, a nota alcançada no IDEB vem de várias ações desenvolvidas ao longo dos anos.

“Ficamos muito felizes com a notícia. Todos tem participação nesta conquista, os pais, os alunos e toda a equipe escolar. É a concretização de um trabalho que começa na Educação Infantil. Foram simulados, formações com professores, apoio pedagógico para os alunos, reuniões para conscientizar os pais da importância de levarem seus filhos à escola. E os alunos sempre motivados, pois o conhecimento abre muitas portas. Em 2023 demos um salto no IDEB, saímos de 6.2 para 7.6. Entre as escolas urbanas, perdemos apenas para o Colégio Tiradentes que tirou 7.8. Isto mostra que estamos no caminho certo”.

Por fim, o secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata agradece as equipes das escolas pela dedicação e trabalho realizado.

“É uma felicidade imensa e uma sensação de dever cumprido. Estamos deixando as escolas com um novo modelo de educação, com acesso a tecnologia, inglês a partir dos 4 anos e aulas de programação a partir do 6º ano para preparar nossos alunos para o mercado de trabalho. Mas esses resultados se devem muito a nossas equipes escolares, que se dedicam muito para entregar o melhor ensino à sua comunidade. Parabéns às escolas municipais de Valadares, principalmente as escolas Antônio de Castro Pinto e a Laura Fabri, nossos destaques do IDEB.”

Médias de Minas Gerais e do Brasil

Na média, Minas Gerais alcançou 6,3 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental. Já o País tem a média de 6 pontos, atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021). O IDEB também registra as notas dos anos finais e do ensino médio.

Criado em 2007, o indicador é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes, que envolve o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é a nota do IDEB. 

Secom/PMGV     

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu