O curso superior de Engenharia Civil (bacharelado) do IFMG - Campus Governador Valadares obteve nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - ciclo avaliativo 2023. O índice, que varia dentro de uma escala de 1 a 5, mensura o desempenho acadêmico nacional por meio de prova aplicada aos alunos concluintes.
O Enade avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. O exame é componente curricular obrigatório.
Destaque em GV e no País
De acordo com o Diretor de Ensino do Campus GV, professor Bruno de Souza Toledo, apenas dois cursos de Instituições de Ensino Superior (IES) de Governador Valadares obtiveram a nota máxima nesta edição do Enade: o de Engenharia Civil do IFMG-GV e o curso de Nutrição da UFJF - Campus GV. O gestor destaca ainda que, em todo o Brasil, foram cerca de 900 cursos de Engenharia Civil avaliados no Enade 2023, tendo a graduação do Campus GV ficado entre as 20 melhores do país.
“Este resultado reflete o esforço e dedicação de toda a comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos, técnicos administrativos e gestores, e é um reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pelo nosso Campus”, avalia o diretor de Ensino. “Vale ressaltar que todos os cursos superiores do campus foram avaliados positivamente. É motivo de grande orgulho e comemoração do nosso Campus, que pode celebrar a conquista e se sentir ainda mais comprometida com a qualidade do ensino”, complementa prof. Bruno Toledo.
Os demais cursos superiores do IFMG - Campus GV (Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental) também foram avaliados no Enade 2023 e obtiveram nota 3.
Cursos avaliados – Na edição de 2023 do Enade, foram avaliadas as seguintes áreas em bacharelado: agronomia; arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; e engenharia química.
Foram avaliados também os cursos de biomedicina; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; zootecnia; além dos seguintes cursos superiores de tecnologia: agronegócio; estética e cosmética; gestão ambiental; gestão hospitalar; radiologia e segurança no trabalho.
Além do resultado positivo do Campus GV no Enade 2023, importante destacar que o IFMG registrou nota 4, em uma escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os dados de 2023 foram divulgados no início de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e podem ser acessados na página de Indicadores de Qualidade da Educação Superior do portal do Inep.
* Com informações do Inep e do Ministério da Educação