Conae debaterá educação bilíngue de surdos

Encontro será sobre oferta, acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação bilíngue de surdos, no dia 9/11, às 19h, no YouTube do MEC
Na próxima quinta-feira, 9 de novembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino ( Sase ), realizará o 6º E ncontro do Ciclo de Webinários Conae 2024. Foto: Divulgação Agência Gov
quarta-feira, 8 novembro, 2023

DA AGÊNCIA GOV

Na próxima quinta-feira, 9 de novembro, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino ( Sase ), realizará o 6º Encontro do Ciclo de Webinários Conae 2024 , com o tema “Oferta, acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação bilíngue de surdos ( Paebs ) em todas as etapas de ensino”. O debate s erá à s 19h (horário de Brasília), transmitido ao vivo pelo Canal do MEC no YouTube .

O Encontro será moderado por Luiz Roberto Alves, professor-pesquisador sênior da Universidade de São Paulo (USP) . Além disso, terá a participação das seguintes especialistas em educação bilíngue de surdos: Eliana Cristina Bar, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC ) e gestora no Campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC); Sandra Patrícia de Faria do Nascimento, doutora em Linguística e coordenadora do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Inovação na Educação Bilíngue de Surdos e Surdocegos ( Lepebs ) da Universidade de Brasília (UnB) , que acompanha o Inventário Nacional da s Libras do DF e Entorno; Vanessa Regina de Oliveira Martins, pós-doutoranda sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenadora e criadora do Programa de Pesquisa e Extensão #CasaLibras , da Pró-Reitoria de Extensão ( Proex ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar ), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ( Fapesp ) .

Ciclo de Webinários – A série de debates proporcionada pelo Ciclo de Webinários Conae 2024 é uma preparação para a Conae 2024 e vai ocorrer de outubro de 2023 a janeiro de 2024. O objetivo é facilitar e aquecer as discussões das conferências municipais, estaduais, distrital e nacional. Durante os encontros, especialistas e representantes de diversas áreas da educação vão debater as metas vigentes do Plano Nacional de Educação ( PNE ) e as proposições para o seu próximo decênio. Os Webinários são propostos como parte das atividades do Grupo de Trabalho (GT) do novo PNE, instituído pela Portaria n. 1.112/2023 e composto por entidades, comissões e representantes da comunidade escolar.

Os debates, além de discutirem os problemas tratados pelo GT/PNE, abordarão os sete eixos que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias da Conferência. Dessa forma, os Webinários vão favorecer as discussões da Conae em todos os seus âmbitos.

Conae 2024 – A Conferência Nacional de Educação, convocada pelo Decreto-Lei n. 11.697/23 , será realizada de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF), com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. O MEC é o responsável por promover a Conae, que é precedida de conferências municipais, distrital e estaduais. Já a articulação e a coordenação das conferências são de responsabilidade do Fórum Nacional de Educação (FNE) . 

A Conae 2024 pretende contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que disso resultem proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no País.

Isso será articulado com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. A finalidade, assim, é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais. Mais informações estão disponíveis na página da Conae 2024 .

Por: Ministério da Educação (MEC)

Gostou? Compartilhe...

Leia as materias relacionadas

magnifiercrossmenu